domingo, 1 de julho de 2007

Veja a auto-estima

Lendo o Querido Leitor, da Rosana Herman agorinha mesmo, ela questiona o por quê da Veja fazer uma capa sobre a auto-estima, com tanta coisa acontecendo nessa semana.
Isso me chamou a atenção.. mais do que a auto-estima, que no fundo se resume em aparência e ser aceito no seu grupo, a matéira de capa deveria ser : Limites, por que os pais de hoje, esquecem desse assunto?
Na Veja dessa semana, o jornalista André Petry questiona o comportamento do pai de um dos jovens que espancaram a doméstica. O pai não quer que o filho seja punido com a prisão... suas palavras sobre a atitude do filho atenuam o que ele e os amigos fizeram.
Oras, alguns pais de hoje se preocupam em dar Nikes, Ipods, blackberries, banda ultra-larga, playstation 4D (que ainda nem existe), ilusões e status, mas esquecem do que os filhos na verdade precisam: boa educação e LIMITES.
Não é de se espantar que vejamos crianças de 10 anos decepando dedo de professora, outro socando e outro queimando o cabelo de suas educadoras. Detalhe, sem serem punidos.
Cadê os ensinamentos das palavrinhas mágicas: obrigado, por favor, com licença? Cadê a noção de que sua liberdade vai até o do próximo? Cadê o ensinamento de não pegar e levar para casa o que não lhe pertence?
Bom, temos que lembrar os casos das famílias, mesmo em lares pobres, dão essas noções e é da personalidade do filho ser uma má pessoa. Tivemos um exemplo assim, na barbárie com o menino carioca, o pai pobre entregou sim seu filho para ser punido, sem passar a mão na cabeça. Apesar de ser bom menino para a família e embora não estudasse numa faculdade ;)

Nenhum comentário: