sábado, 28 de julho de 2007

Faro Fino

O profissional do futuro deve estar acostumado a administrar idéias diferentes, sobretudo a respeito de vida digital, novas tecnologias, novos comportamentos de consumo e da mídia.
Exemplos disso é o jornalista Gilberto Pavoni, que escreve a coluna mensal "Cool Hunter" na revista B2B Magazine, e lá despeja tudo que captou de interessante nas horas - de oito a quatorze por dia - em que ficou na internet. "Como meu trabalho de jornalista exige o uso da internet, acabo algumas vezes esbarrando em algo interessante que nem estava procurando", explica.
O segundo é a Agência de propaganda Lew Lara, que já conta com um departamento assim, o Hub. Cujo papel é detectar as próximas ondas de comportamento e tendências emergentes, entender suas inter-relações e suas implicações mercadológicas, para transformá-las em ações de comunicação diferenciadas.
Mariana DAprile, diretora do núcleo Hub, diz que "para detectar as ondas de comportamento e tendências emergentes, contamos com, além da bagagem de cada um dos funcionários, com a Hubnet, uma rede internacional de caçadores de tendência atentos a todo e qualquer movimento nas mais diversas áreas, composta por 10 profissionais de diferentes áreas da agência, como planejamento, mídia, criação, atendimento e merchandising".
A iniciativa brasileira da Lew Lara conta com um profissional de pesquisa com formação em sociologia e antropologia, e tem uma rede nacional e internacional com mais de 500 colaboradores, interligados pela web e classificados em três categorias: respondents caras antenados no mundo inteiro, apaixonados por diversos temas, que além de recolher indicadores do que está acontecendo de mais interessante mundo afora, esse público serve como testadores de novos conceitos,; o segundo time, o dos correspondentes de campo, reúne gente que mais entende de determinados nichos, sejam como inventores de tendências ou "early adopters", detectores de novidades no seu nascimento, como novos estilos, comportamentos, atitutes e até mesmo coisas inusitadas e bizarras. E finalmente, o terceiro grupo dos experts, especialistas reconhecidos como grandes profissionais em suas áreas de atuação, chamados para desenvolver e aprimorar aspectos específicos de projetos em andamento, na categoria de consultores.

* Fonte - baseado em artigo da newsletter Consumidor Moderno

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