quarta-feira, 4 de julho de 2007

Coca Cola & consumo responsável

A Coca-Cola desenvolveu e patenteou, o EMS-55 (Energy Management System), um sistema de redução de uso de energia elétrica para suas geladeiras. Esse sistema utiliza um algoritmo inteligente para otimizar o consumo da geladeira, sem detrimento do desempenho da refrigeração.

Através de sensores e processadores específicos, o EMS-55 reconhece se a loja está aberta ou fechada e contabiliza a quantidade de pessoas que passa diante do equipamento e o número de vezes que a porta da geladeira é aberta. E não é só isso, durante todo o processo, o dispositivo controla a temperatura dos produtos na geladeira e o funcionamento da sua iluminação e dos seus motores elétricos além de identificar falhas e de apresentar diagnóstico para problemas técnicos encontrados e avisa o cliente sempre que a porta for esquecida aberta.

Segundo a Coca-Cola, os testes realizados em diversos países, indicam uma redução de consumo na ordem de 35% por geladeira, o que corresponde à uma economia média de 80 kWh/mês, ou R$24,00/por mês para cada geladeira instalada (em reais).

* Fonte: Consumidor Moderno

Nenhum comentário: