sexta-feira, 20 de março de 2009

Respeito à diversidade na comunicação é mais importante que diferenças de gênero


Rodrigo Cogo esteve presente no painel de abertura do 9. Mix de Comunicação Interna e Integrada. O evento foi realizado pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial, dia 12 de março de 2009, no Novotel Jaraguá em São Paulo/SP e reuniu de 80 profissionais de seis estados distintos.

Os painéis abordaram os temas: Os grandes desafios da comunicação na relação com o público feminino nas empresas, como se comunicar e como se relacionar diante de suas peculiaridades.

Rodrigo em seu artigo completo traz as falas de profissionais como:
  • Tatiana Andrade, Gerente de comunicação da Avon - falou sobre “A gestão da comunicação em ambiente predominantemente feminino”. Sua empresa, presente em mais de 100 países com seis milhões de revendedoras (sendo 1 milhão delas no Brasil, onde está há 51 anos)...Segundo a publicitária, a venda direta é um processo orgânico sócio-econômico-cultural, não somente uma operação comercial. A comunicação com vários públicos, em formato 360 graus, é uma maneira de realimentar o processo. No caso da empresa, envolve histórias de vida, programas sócio-culturais, trocas de experiências para disseminar a visão de negócio. “A comunicação é baseada no relacionamento, com ênfase nas relações humanas, numa ampla abertura à participação e diálogo, onde a diretoria está mais próxima, valorizando expertises e promovendo aprendizados”, acrescenta. São feitas reuniões trimestrais, encontros de gerentes de negócio com revendedoras e grupos focais para funcionários. Outros pontos de atenção na comunicação são as relações globalizadas e a comunicação porta-a-porta como articulação da rede.
  • Elisa Prado, Diretora de Comunicação da Tetra Pak - falou sobre “Diversidade: o diálogo das diferenças" . Entendendo comunicação como fluxo constante e ininterrupto, que mantém a organização viva e energizada, continuamente renovada e distribuída, ela afirma que é o melhor meio para os colaboradores entenderem o direcionamento dos negócios e estabelecerem relações de qualidade.
  • Olinta Cardoso, diretora de Comunicação Institucional da Vale - falou sobre “A gestão da comunicação feminina em ambiente predominantemente masculino”...De toda maneira, na empresa já houve acréscimo de 13% para 18% e de 25% para 34% nos cargos de gerente de área e analistas, respectivamente para o ano de 2005 em relação a 2007, encontrando ainda mulheres em posições como maquinistas e operadoras de caminhões.

* Texto parcial, você lerá o artigo todo do RP Rodrigo Cogo – Conrerp SP/PR 3674 - Gerenciador do portal Mundo das Relações Públicas, a partir da semana que vem.

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