quarta-feira, 25 de março de 2009

Conversação é a ordem na comunicação digital

* Rodrigo Cogo

Rodrigo esteve no painel do 9. Mix de Comunicação Interna e Integrada, realizado pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial no dia 12 de março de 2009 no Novotel Jaraguá em São Paulo/SP.
E gerou uma série de artigos, alguns do quais publiquei total ou parcialmente aqui. Nesse texto ele traz as possibilidades interativas das plataformas web 2.0, onde a conversação livre e sem hierarquia ganha o foco, em cases apresentados pela HP, IBM e Grupo Santander Brasil:

Solange Ferrari de Lima - executiva do Santander e o case: “Intranet Corporativa Santander”. Solange falou da implantação da intranet corporativa do Banco Santander. Foram 14 meses de estruturação, onde foram articulados workshops, distribuídas camisetas aos gestores, veiculados teasers por email e publicados um guia de uso impresso e outro eletrônico para melhor navegação e contribuição de todos. Toda a interface com os fornecedores foi determinada para acontecer sem vocabulário técnico, para clarear as demandas e as alternativas sem erros, inclusive permitindo melhor cobrança de prazos e resultados.

Luciana Panzuto - Gerente de Comunicação Corporativa da HP Brasil - falou sobre o cas: HP Brasil engajamento digital -. A empresa tem o HPpedia, com quatro mil artigos publicados; o HP Fóruns, com melhores práticas e intercâmbios entre mais de 20 mil funcionários cadastrados; o HP Blogs, onde a leitura é uma relação direta entre transparência e autenticidade; o HP Uncut, uma espécie de YouTube interno e o Collate, um tipo de Orkut interno. Eles ainda estão em fase de testes de uma espécie de micro-blog, como o Twitter. Na idéia de não se perder dentre tantas opções, há o WaterCooler, um grande agregador de todos os canais da empresa para facilitar a ciência sobre as novidades e a interação.

Mauro Segura - Diretor de Comunicação da IBM -, trouxe o case: “Comunicacao 360º - A Experiência da IBM Brasil - Na comunicação interna da IBM, os pilares são informação e colaboração, numa dosagem de comunicação global e local customizada, onde a liderança tem papel vital. Um comitê de comunicação articula os projetos num sistema wiki, para meios como newsletters, TV, revista impressa, reuniões presenciais, vídeo-conferências nacionais toda semana para decisão de pauta previamente discutida nas plataformas digitais. “Estamos indo para um mundo caótico, em que todos se falam. O alvo dos comunicadores deve ser o estado de espírito da organização”, ilustra.2008 apontavam que na empresa existiam 50 mil wikis, 10 mil blogs e inúmeras redes sociais dos funcionários, ainda que um manual prévio de criação e funcionamento de cada canal tenha sido feito. Outro recurso usado são as “jams”, nome dado para fóruns de idéias em que dezenas de milhares de funcionários são agrupados para gerar inovações, sendo que a IBM investiu US$ 100 milhões nas 10 melhores idéias dentre 35 mil sugestões recebidas.

* texto parcial do artigo completo do RPRodrigo Cogo – Conrerp SP/PR 3674 - Gerenciador do portal Mundo das Relações Públicas . O texto todo estara disponível no portal, a partir da semana que vem.

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