domingo, 15 de março de 2009

Livro analisa hegemonia comunicacional na América Latina

* Rodrigo Cogo

Um resgate da história comunicacional da Associación Latinoamericana de Investigadores de la Comunicacion/ALAIC e seu impacto na configuração da comunidade acadêmica de Comunicação na região, e como se situa esta comunidade diante dos avanços das Ciências da Comunicação na contemporaneidade. Esta é a base da obra “A batalha pela hegemonia comunicacional na América Latina”, editado pela Universidade Metodista de São Paulo e de autoria de Maria Cristina Gobbi, que teve lançamento realizado no Café literário da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação/Intercom ( www.intercom.org.br). O evento, que reúne autores, prefaciadores e organizadores, aconteceu na Livraria Saraiva Mega Store do Shopping Paulista em São Paulo/SP no dia 10 de março de 2009, dentro do debate “Comunicação de Vanguarda: Pesquisa, Televisão e Jornalismo”. A apresentação do estudo foi feita pela professora Margarida Kunsch, da ECA/USP.

Maria Cristina concluiu o Pós-doutorado em 2008 no Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina da Universidade de São Paulo/PROLAM-USP, e este conteúdo foi a base do livro. Seu doutorado foi realizado em 2002 na área de Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo. Para ela, as gerações comunicacionais das décadas de 60 e 70 tiveram a oportunidade de testemunhar transformações por que estava passando toda a América Latina, e poucos puderam protagonizar as mudanças. Então, as contribuições da ALAIC, fundada em 1978, vão exatamente na idéia de permitir compreensão dos problemas gerados pela emergente indústria midiática e propor soluções que atendam as especificidades do continente. Os conceitos de nação, nacionalismo, espaço, lugar, fronteira, identidade têm influenciado a construção de novos modos de pensar a experiência comunicacional, principalmente a produzida na Europa e nos Estados Unidos e trazida para a América Latina, através de pesquisadores que retornavam de seus estudos no período. “Faz-se necessário o conhecimento sobre as instituições de pesquisa e suas contribuições que tornaram possíveis esboçar uma identidade latino-americana em comunicação, reavaliando o conhecimento produzido por elas frente aos processos de globalização”, comenta. Atualmente Maria Cristina é professora do Programa de Pós-Graduação em TV Digital da Universidade Estadual Paulista - UNESP, diretora de Documentação da Intercom e consultora ad-hoc (Institucional e dos Cursos de Comunicação) do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais do Ministério da Educação INEP/MEC, além de coordenar o Grupo de Pesquisa sobre o Pensamento Comunicacional Latino-Americano e Comunicação Digital e Interfaces Culturais na América Latinada do CNPq. Diretora Suplente da Cátedra Unesco de Comunicação, é editora-assistente da ALAIC.

Margarida Kunsch é relações públicas e fez mestrado, doutorado e livre-docência na ECA-USP, onde tornou-se professora-titular em 2005. Por ter sido presidente, em duas gestões, tanto da Intercom quanto da ALAIC, foi convidada para fazer o prefácio da publicação. No lançamento, ela registrou os pontos básicos do livro, situados na ampla retrospectiva feita a partir do surgimento da ALAIC, numa contextualização econômica e social. Foram analisados 1576 papers, com citação de temas, autores mais referidos e o papel do coordenador dos mais de 20 grupos de trabalho, e produções de oito congressos bi-anuais realizados desde 1992, além de publicações da época e resgate fotográfico. “O estudo comprova o quanto a criação e depois a sistematização dos grupos de trabalho foram importantes para que a entidade pudesse, de forma concreta, estimular, articular e difundir a produção dos novos conhecimentos gerados”, assinala. Margarida coordena o curso de graduação em RP e o curso de Pós-Graduação Lato Sensu de Gestão Estratégica em Comunicação Organizacional e Relações Públicas na ECA-USP .

INTERCOM - A Intercom é uma associação científica sem fins lucrativos, fundada em São Paulo em 1977. Participa da rede nacional de sociedades científicas capitaneada pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência/ SPBC e está integrada às redes internacionais de ciências da comunicação como entidade associada: ALAIC, International Association for Mass Communication Research/IAMCR, International Federation of Mass Communication Associations/IFCA e Federação Lusófona de Ciências da Comunicação/Lusocom. É constituída por sócios que se dedicam a estudos avançados da Comunicação e integram congressos em diversas regiões brasileiras, além de uma grande edição nacional, sempre com o objetivo de atualizar o debate sobre o estado da arte e as tendências da pesquisa em Comunicação – veja o calendário 2009 no site.

O evento contou ainda com a apresentação das obras “Comunicação e Transformação Social: A Trajetória do Canal Futura”, de Débora Garcia e Ana Paula Brandão, e “Vestígios da Travessia”, de José Marques de Melo.
A Intercom tem sede na Cidade Universitária da USP na capital paulista, e mais informações podem ser obtidas pelo fone 11-3091-4088 ou pelo email intercom@usp.br .

Texto do RP Rodrigo Cogo – Conrerp SP/PR 3674 - Gerenciador do portal Mundo das Relações Públicas

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