O evento aconteceu no Auditório Philip Kotler da Escola Superior de Propaganda e Marketing/ESPM, em São Paulo/SP, nos dias 19 a 21 de fevereiro de 2009.
Rodrigo fez um artigo que você poderá ler completo, no portal Mundo RP, a partir do dia 12/03. Em linhas gerais, os apresentadores mostraram que:
- Carol Mello, diretora de Planejamento da Africa, busca disseminar um conceito prático da área: planejar significa ter uma opinião mas não um “achismo” e sim embasada em estudos focados, pesquisas e nos assuntos correntes nos meios de comunicação. Pressupõe, portanto, conhecimento e relevância num processo de relacionar as expressões da marca com as expectativas e estilos de um consumidor dentro de determinadas mídias. Ela alerta, contudo, que não há uma rotina que possa ser padrão, porque de fato cada projeto requisita um modus operandi. O planejador deve fornecer os elementos-base de criação, dentro dos objetivos de marketing, de mercado e de comunicação combinados para resolução da hipótese de problema ou impasse. “Mas não deve ser visto como um sistema infalível”, reconhece.
- João Fernando Vassão, publicitário da GP7 e diretor de marketing da CVC - aponta um momento delicado no dia-a-dia do marketing, porque os orçamentos são regulados por diretores financeiras e CEO’s e várias decisões não ficam mais sob responsabilidade do setor específico. Além disto, marketing virou sinônimo de publicidade, perdendo a abrangência de seu exercício, e também passou a ser associado muito fortemente à enganação ou a aspectos técnicos e não reflexivos e estratégicos.
* Texto parcial, baseado no artigo do RP RP Rodrigo Cogo Conrerp SP/PR 3674 - Gerenciador do portal Mundo das Relações Públicas
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