terça-feira, 3 de março de 2009

Planejar é ter opinião e agir na convergência

Rodrigo Cogo esteve no Top de Planejamento Estratégico 2009, da ESPM e reuniu alguns dos principais profissionais do mercado para tratar de idéias e conteúdos para ampliar o conhecimento e fortalecer o repertório na hora de tomar decisões importantes.
O evento aconteceu no Auditório Philip Kotler da Escola Superior de Propaganda e Marketing/ESPM, em São Paulo/SP, nos dias 19 a 21 de fevereiro de 2009.

Rodrigo fez um artigo que você poderá ler completo, no portal Mundo RP, a partir do dia 12/03. Em linhas gerais, os apresentadores mostraram que:
  • Carol Mello, diretora de Planejamento da Africa, busca disseminar um conceito prático da área: planejar significa ter uma opinião ­ mas não um “achismo” e sim embasada em estudos focados, pesquisas e nos assuntos correntes nos meios de comunicação. Pressupõe, portanto, conhecimento e relevância num processo de relacionar as expressões da marca com as expectativas e estilos de um consumidor dentro de determinadas mídias. Ela alerta, contudo, que não há uma rotina que possa ser padrão, porque de fato cada projeto requisita um modus operandi. O planejador deve fornecer os elementos-base de criação, dentro dos objetivos de marketing, de mercado e de comunicação combinados para resolução da hipótese de problema ou impasse. “Mas não deve ser visto como um sistema infalível”, reconhece.
  • João Fernando Vassão, publicitário da GP7 e diretor de marketing da CVC - aponta um momento delicado no dia-a-dia do marketing, porque os orçamentos são regulados por diretores financeiras e CEO’s e várias decisões não ficam mais sob responsabilidade do setor específico. Além disto, marketing virou sinônimo de publicidade, perdendo a abrangência de seu exercício, e também passou a ser associado muito fortemente à enganação ou a aspectos técnicos e não reflexivos e estratégicos.

* Texto parcial, baseado no artigo do RP RP Rodrigo Cogo ­ Conrerp SP/PR 3674 - Gerenciador do portal Mundo das Relações Públicas

Nenhum comentário: