terça-feira, 24 de março de 2009

Estratégias buscam fortalecimento da marca


* Rodrigo Cogo

Uma parte da série de painéis integrantes do 9. Mix de Comunicação Interna e Integrada, realizado pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial no dia 12 de março de 2009 no Novotel Jaraguá em São Paulo/SP, centrou foco nas estratégias de posicionamento e fortalecimento das marcas em ambientes competitivos. Para tanto, projetos premiados do Hospital Samaritano, da Iveco e da Concessionária de Rodovias Viapar trouxeram exemplos práticos de condução do trabalho.

Cristina Collina -trouxe o “Nova Identidade Visual do Hospital Samaritano” .... Todo o processo de crescimento e modernização no parque tecnológico, que vai ocasionar a entrega de um complexo de 32 mil metros quadrados em 2010, está sendo acompanhada por ações de comunicação institucional e mercadológica.O trabalho resultante foi lançado em uma festa para 1500 convidados, entre médicos e funcionários, com show do Kid Abelha no Memorial da América Latina; com a adoção e revitalização de uma praça na vizinhança para sediar lançamento para a comunidade; com uma campanha publicitária e a renovação da papelaria e dos veículos internos (mais de dois mil itens). Após a instalação, a nova visibilidade do empreendimento gerou um aumento significativo de atendimentos. Houve a realização de pesquisas Top of Mind com clientes e comunidade, com posicionamento em primeiro lugar.

Marco Piquini - Diretor de Comunicação da Iveco - de “Aceleração da Marca Iveco”, mostrou as mudanças: houve a criação da área de Comunicação Integrada (interna, externa, publicidade, eventos, RP e sustentabilidade), adoção do conceito “Comunicação 360 graus” (que prevê a difusão de mensagens para todos os públicos de interesse, com adequações de repertório e enfoque, mas mantendo unidade de discurso), adoção dos pilares da marca como sendo “made in Brazil”, serviços adicionais ao consumidor, geração de novos produtos, atenção a clientes especiais (104 transportadores principais num clube de relacionamento) e exposição da marca com novo slogan: “Com você, transportando um novo Brasil.

Marçal Siqueira - gerente de RH e Comunicação da Rodovia Viapar - Entre os programas, está o Fale com a Diretoria, em que os gestores respondem a todas as perguntas enviadas pelos colaboradores durante os 15 dias que separam cada edição; curso de português; boletins de correspondentes; promoções e sorteios; pedidos musicais e top list; ações emocionais com participação de familiares; educação corporativa e entretenimento, com resumos de novelas e outros temas. A Rádio tem 96% de satisfação, e um estúdio móvel agora facilita a participação em todas as unidades e confere mais atratividade.

* texto parcial do artigo do RP Rodrigo Cogo - Conrerp SP/PR 3674 - Gerenciador do portal Mundo das Relações Públicas

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