domingo, 17 de agosto de 2008

Tecnologia é decisiva na estratégia de relacionamento

Fomentar a difusão de informações relacionadas aos indutores e barreiras que tangenciam a gestão do relacionamento corporativo com diferentes públicos de interesse, para o desenvolvimento de ações estratégicas, tendo cases como referência. E com isto permitir uma análise de investimentos sobre as ações de comunicação através de uma gestão personalizada dos relacionamentos, garantindo redução de custos com postagens, aumento da eficácia do contato eletrônico e otimização da logística em organização dos eventos por meio de mailings segmentados com relatórios de apoio gerenciais.
Este foi o tema principal de mais uma edição do Café Temático Maxpress, realizado na manhã do dia 12 de agosto de 2008 no Centro de Eventos e Negócios de São Paulo/CENESP, reunindo mais de 60 pessoas presencialmente e um outro grupo por meio da transmissão web, em parceria com a MegaBrasil. Foram convidados o gerente de Imprensa e Relações Públicas do Banco Itaú, Paulo Marinho, e a coordenadora de Comunicação da Rede Social São Paulo, Clarissa Medeiros.
O Banco Itaú, com o objetivo de estreitar seu relacionamento e ampliar o diálogo com os públicos estratégicos, compôs um plano de Responsabilidade Socioambiental. A idéia é buscar o alinhamento de diferentes projetos da instituição financeira, promovendo o debate e a conscientização de seus públicos de relacionamento, entre eles colaboradores, acionistas, investidores, clientes, fornecedores, comunidade e terceiro setor, governo e meio ambiente. Com 62 anos de história, e números expressivos – como 30 mil fornecedores, 24 milhões de clientes em três mil pontos de atendimento e 69 mil colaboradores, a empresa tem grandes desafios. Marinho registra que o desenvolvimento sustentável é o fator primordial, baseando-se no conceito da linha tríplice de resultados (social + ambiental + econômico), num relacionamento equilibrado. Neste sentido, entre os valores empresariais ele cita a transparência, a ética, o respeito às pessoas, a qualidade e o respeito à diversidade.
Performance e perenidade associados, através de uma equipe motivada, de um cliente satisfeito e uma comunidade engajada: esta é a fórmula proposta pelo palestrante, dizendo que nunca abandonam o foco de instituição bancária, mas não deixam de atuar em parceria com outras organizações. “Acreditamos que o lucro é saudável, a empresa precisa gerar riquezas”, pondera ele. Ao lado disto, há comitês internos variados, a adesão a princípios éticos internacionais norteadores e uma postura consciente de relacionamento, incluindo aí o uso de créditos pelos clientes. Tudo isto dá origem a programas para afro-descendentes, jovem cidadão e adolescente aprendiz, a um sistema forte de comunicação interna, além de sites específicos para públicos e atividades como o Diálogos Itaú de Sustentabilidade e o Prêmio Itaú de Finanças Sustentáveis para trabalhos de mestrado e doutorado e para veiculações jornalísticas.

* Texto parcial e especial para o Oras Blog!, com cobertura do RP Rodrigo Cogo - Conrerp SP/PR 3674 - Gerenciador do portal Mundo das Relações Públicas. O texto completo estará disponível a partir de amanhã no portal.

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