segunda-feira, 27 de agosto de 2007

Tendência

Vint Cerf, um dos cientistas da computação que criaram a Internet há 30 anos, deu uma palestra semana passada, acredita que os dias da televisão atual estão contados e revelou que trabalha atualmente com outros especialistas em um sistema para o uso da rede na comunicação espacial.
Ele previu que em breve a maioria verá a televisão pela Internet. Muitas emissoras estrangeiras já começam a apostar na programação segmentada de canais. Já é possível vermos canais só sobre: moda, negócios, design, além dos já consagrados programas esportivos, jornalísticos, de desenhos e filmes. Esta revolução pode significar a morte dos canais tradicionais em favor de novos serviços interativos. Cerf diz que: "No Japão já é possível baixar o conteúdo de uma hora de vídeo em apenas 16 segundos", explicou. "Já estamos começando a ver a forma de misturar e combinar informações. Imagine-se a possibilidade de fazer uma pausa em um programa de TV e utilizar o mouse para clicar em qualquer um dos diferentes ícones que aparecem na tela e ver mais coisas sobre o assunto"...
Isso refletirá incisivamente na mudança dos profissionais de comunicação, eu creio que irão surgir profissionais generalistas, com experiência em nas várias áreas de coumicação, canais e meios de comunicação, porém especializados em tecnologia. Ao contrário de hoje, que estamos na fase do profissional especializado, atuando fragmentado.
Mas afinal, a comunicação é cíclica, nada mais justo que a linha tênue que por milésimos ainda separa comunicação de tecnologia, se junte numa só.

Nenhum comentário: