quarta-feira, 29 de agosto de 2007

Palestra de Harold Burson

Fundador de uma das maiores agências internacionais de RP, a Burson-Masteller, Harold fez uma palestra ontem para profissionais e empresários, a convite da Ancham.
Os pontos que Harold Burson levantou sobre RP:

  • Para ele, a atividade de Relações Públicas é inseparável da questão ética. Com isso, ele mostrou que qualquer que seja a definição que se dê para RP, elas nada mais são do que fazer o que é certo (ético) e comunicar o que foi feito. Citou a frase de sua esposa, Bette Foster Burson, as Relações Públicas seriam, " doing good and getting credit for it".
  • Citou também uma definição do chamado "pai intelectual" das Relações Públicas, Edward Bernays, segundo a qual o profissional de RP é aquele que, dentro da organização, aconselha sobre o que é certo fazer, de acordo com o interesse da sociedade e dos públicos específicos da organização.
  • Mostrou RP como ciência social aplicada, usando a opinião pública para atingir seus objetivos. Isso pode ser feito de três maneiras: criando uma opinião, mantendo uma opinião existente e mudando uma opinião.
  • Immprensa - o trabalho de RP hoje é mais reativo, uma vez que os profissionais não participam da definição da agenda pública. Além disso, ainda são tímidos na questão da inovação e criatividade. A Responsabilidade Social mudou um pouco esse perfil.
  • Avanço tecnológico, especialmente com o advento da internet, organizações estão começando a se organizar no sentido de responder mais rapidamente às críticas que podem ser feitas. Para ele, é preciso que as empresas criem mais mecanismos de previsão.
  • Qualificações do profissional de RP, entre elas a habilidade de trabalhar em equipe, * construir uma boa rede de contatos e habilidade de escrita.

    * Fonte Aberje

Nenhum comentário: