quarta-feira, 11 de junho de 2008

Tratado da gordura, por Woody Allen

Só mesmo Woody para ligar filosofia e a um texto inteligente e provocar risos. No livro, Fora de órbita ele faz um semi tratado sobre a gordura: "A gordura propriamente dita é uma substância ou a essência de uma susbstância ou um modo de tal essência.O grande problema tem início quando ela se acumula nos quadris. Entre os pré-socráticos, foi Zenão quem preconizou que o peso era uma ilusão, e que, por mais que um homem comesse, ele sempre engordaria apenas a metade do que engorda um homem que nunca fez flexões de braço. .. numa peça perdida de Ésquilo, Clitemnestra quebra seu juramento de nunca mais fazer boquinhas entre as refeições e arranca os olhos quando se dá conta de que não cabe mais em seus trajes de banho.
Foi necessária a mente de Aristóteles para assentar o problema do peso em termos científicos. Num fragmento inicial da Ética, ele afirma que a circunferência de qualquer homem é igual a medida da sua cintura multiplicada por pi.
Como se sabe durante séculos , Roma encarou o Sanduiche quente e aberto de peru, como o máximo da libertinagem. Vários sanduiches foram obrigados a ficar fechado e só reabriram depois da Reforma. Pinturas religiosas do século XIV foram as primeiras a retratar cenas de condenação eterna em que pessoas com excesso de peso vagavam pelo inferno, condenadas a saladas e iogurtes. Os espanhóis foram especialmente cruéis: durante a Inquisição, um homem podia ser levado à pena de morte por rechear um abacate com carne de siri.
Nenhum filósofo chegou perto de solucionar o problema da culpa e do peso até que Descartes separou mente e corpo, de tal modo que o corpo podia se empanturrar à vontade, enquanto a mente pensava: " E dai?, não sou eu"...


Fantástico. Dei altas gargalhadas lendo os capítulos.

Nenhum comentário: