sexta-feira, 20 de junho de 2008

Blogs ajudam consumidores a formar opinião

Reforçando a minha hipótese na monografia abaixo, o site Consumidor Moderno, publicou o seguinte artigo:
Cerca de 72% dos internautas brasileiros já obtiveram, em blogs, informações que ajudaram a formar opinião sobre uma marca, produto ou serviço. Os dados são de estudo divulgado recentemente pelo Instituto de Pesquisas Qualibest sobre os hábitos e costumes dos internautas brasileiros, no que diz respeito aos blogs.

Entre os entrevistados, 12% acredita totalmente e 86% parcialmente nas informações que encontram em um diário virtual. Além disso, mais da metade apontaram que se lembram de ter visto algum tipo de propaganda em um blog que costumam visitar.

No quesito acesso, 89% confirmaram que entraram pelo menos uma vez em algum blog, e a média de acessos diários é de uma para a maioria dos entrevistados, e de duas ou mais vezes, para 25%. Entre os temas preferidos estão curiosidades (18%), humor (15%), internet (10%), seguidos de notícias e tecnologia em geral (9% cada). Apenas 9% dos entrevistados costumam acessar blogs internacionais.

Os sites de busca (48%) e recomendações de outras pessoas (30%) foram as maneiras mais citadas para se conhecer um blog novo. A leitura do conteúdo é o recurso mais utilizado (86%) sendo que a maioria acredita que fotos e vídeos são os recursos mais importantes em portal do tipo.A pesquisa foi realizada por e-mail com 1820 participantes em todo o Brasil.

Nenhum comentário: