quarta-feira, 2 de abril de 2008

Tam age como Wall Mart no caso da Wikipédia?

Ainda não conseguimos provar categoricamente, mas parece que há por parte de alguém ligado a Tam (internos ou empresa de comunicação), uma tentativa de se criar mais empatia com a nova logo e a nova linha de comunicação que a empresa lançou mês passado.
Só isso explica o caso de três pessoas invadirem o orkut em 75 comunidades relacionadas à comunicação, para tecer comentários cada vez mais elogiosos ao atendimento, a nova logomarca, ao marketing de relacionamento da Tam e etc, etc.
Acontece que uma das comunidades é a nossa, de Relações Públicas, com 9.234 membros, a maioria pensante e não caiu nessa balela de elogios sem maiores propósitos.
Se foi isso mesmo, erraram Tam, agência de comunicação e funcionários. A Tam porque aceita pagar esse mico de ter sua reputação vendida, coisa que não se faz, a agência porque planejou e contratou mal, o funcionário porque não está preparado para atuar com maturidade e dizer ao seu chefe que na era da web 2.0, caminhando para a web 3.0 ,agir assim é dar um tiro nos pés.
Quero ver só, se nos moldes do desastre da Red Bull e Wall Mart, a Tam e agência se pronunciam culpando a "juniorização" dos seus departamentos, que num outro modismo deixam decisões vitais nas mãos de profissionais que mal largaram os livros e não tem um pingo de vivência de mercado.
Mais senso crítico e responsabilidade profissional, pessoal.
Vejam o caso aqui.

3 comentários:

Rodrigo Cogo disse...

Como gerenciador de uma das comunidades onde os "amantes da TAM" estão a postar elogios à empresa há algumas semanas, quero registrar meu completo repúdio a este tipo de prática, que busca levantar discussões e atrair as pessoas pra conversas viciadas e tendenciosas, sob a aura de realidade. Lamentável.

Unknown disse...

A Tam caiu do céu pra mim. Me sinto tão bem; as aeromoças são muito quentes. E mais: colocaram para-choques em todos modelos novos da companhia. Esses aviões tem airbags também. E fica bem natural! Eu amo a Tam! É tudo a ver, que slogan maravilhoso que criaram. Vou comprar um saquinho de vômito deles(muito bem feito, alias) também. Beijos!

Dr. Fácil disse...

Só pra assinar em baixo desse cara, que sou eu mesmo. Meu nome é Gus e não sou de 78. Ele é um cara de lá dentro, mas vou manter segredo. Agora foi... Mais beijos!