Há alguns dias, membros da comunidade RELAÇÕES PÚBLICAS, no orkut, estranharam a postagem de mensagens por uma moça chamada Raquel, que dizia estar encantada com a campanha de reposicionamento da TAM . Raquel, que se dizia estudante de comunicação na Cásper, havia postado a mesma mensagem – mas com palavras diferentes, em outras comunidades de Relações Públicas, sempre incluindo comentários elogiosos à empresa. Além disso, acompanhava a discussão e interagia com aqueles que respondiam ao tópico criado por ela para tratar do assunto. Novamente, sempre mantendo o foco nos elogios à empresa.
Desconfiando do comportamento, fizemos uma pesquisa básica no orkut e descobrimos que o mesmo perfil havia postado o mesmo tipo de mensagem em mais de 75 comunidades, tendo sido a grande maioria dos posts no mesmo dia. As comunidades tratavam, além de relações públicas, também de publicidade, turismo, hotelaria, viagens, aviação, mochileiros, aeroportos e a própria TAM. Obviamente, tratava-se de uma campanha de divulgação disfarçada de opinião espontânea.
A visita às comunidades onde Raquel postou fez surgir novas informações. Outros perfis se repetiam nos tópicos onde a discussão se seguia. Visitas a esses outros perfis demonstraram que, tala com a Raquel, também eram falsos e usados para ajudar a criara uma esfera artificial de aprovação da campanha. “Patrícia” e “Naty” eram outros dois personagens dessa história.
A partir disso foi fácil visitar as comunidades desses perfis e descobrir comportamentos semelhantes com relação a outros produtos e empresas. A mesma história se repete, mas com outros perfis, com relação ao blog do George Foreman Grill, Johnnie Walker, Smirnoff, o blog da Samsung, o blog da Nike.
É triste constatar essa prática anti-ética de divulgação por parte de grandes empresas. Simular opiniões, forçar um clima favorável à sua marca, enganando os internautas que pensam estar ouvindo opiniões sinceras.
Das 6 empresas citadas, pelo menos 3 (TAM, Smirnoff e Johnnie Walker), pelo que pudemos ver até o momento, são clientes do mesmo grupo de comunicação, o Newcomm (empresas Y&R e Wunderman, principalmente). O blog da Samsung foi criado pela RIOT, a mesma agência envolvida na polêmica recente do caso da Nike .
Infelizmente sabemos que é quase impossível monitorar esse tipo de prática, que ocorre não apenas no orkut, mas nas diversas ferramentas de redes sociais que existem hoje na internet. Apesar disso, preocupamo-nos com uma comunicação ética e contamos com a colaboração de todos os membros das redes sociais, divulgando esses acontecimentos, para evitar que essa prática se dissemine.
Em tempo: estamos tentando contato com algumas das empresas citadas para verificar suas opiniões sobre esses fatos. No entanto repassamos já os links relacionados ao assunto, para que possam ser conferidos antes de serem apagados, o que infelizmente vem ocorrendo desde que a polêmica se instaurou na comunidade RELAÇÕES PÚBLICAS.
Infelizmente, a grande maioria dos links é do orkut, e para entrar é preciso ter cadastro no site. Mas alertamos para o fato de que essa prática certamente se repete em toda a esfera de redes sociais da internet, a exemplo do caso da nike.
Links do Orkut sobre a TAM:
http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=2981203&tid=2587291434539784636&kw=TAM+reposicionamento
http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=3856750&tid=2588790665888897468&kw=TAM+reposicionamento
http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=177827&tid=2585806840441557916&start=1
http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=136752&tid=2588569915307301308&kw=TAM+marca
http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=489632&tid=2590630458079812028&kw=TAM+marca
Links do Orkut sobre o blog da Samsung:
http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=96720&tid=2555569802523941308
http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=17244&tid=2556100939654601148
Links do Orkut sobre a Smirnoff
http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=75729&tid=2584485682729163196
http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=29887&tid=2583540326067575228
Links do Orkut sobre o George Foreman Grill
http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=172621&tid=2576893118920205865&kw=george+foreman+grill+blog
http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=2052302&tid=2577110699815937577&kw=george+foreman+grill+blog
http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=21218334&tid=2584111455786211772&kw=george+foreman+grill+blog
http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=16910891&tid=2575788236518151068&kw=george+foreman+grill+blog
Links do Orkut sobre o blog da nike
http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=14980185&tid=2571132981581643079&kw=nike+blog
http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=30940587&tid=2571521066236575047&kw=nike+blog
http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=7320170&tid=2571518605220314439&kw=nike+blog
http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=1419208&tid=2571514823501610311&kw=nike+blog
http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=5169723&tid=2568551558060375367&kw=nike+blog
http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=2616924&tid=2570227507986365767
Links do Orkut sobre Johnnie Walker
http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=3494275&tid=2556134083905649991&kw=walker+red+mix+site
http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=6991534&tid=2556133742455749959&kw=walker+combina
http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=6559846&tid=2541995195430987470&kw=%22johnnie+walker%22+combina
http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=120146&tid=2556310942068964679&kw=%22johnnie+walker%22+combina
http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=1834718&tid=2556307452408036679&kw=%22johnnie+walker%22+combina
http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=66284&tid=2447037928780991503&kw=walker+red+mix+site
http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=211446&tid=2441644173555269929&kw=%22walker+red+mix%22+
http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=26400&tid=2441616251972878633&kw=%22walker+red+mix%22+
http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=77774&tid=2441616769516437801&kw=%22walker+red+mix%22+
http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=71271&tid=2456117706540122487&kw=%22walker+red+mix%22+
http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=294475&tid=2446665003213130767&kw=%22walker+red+mix%22+
http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=37456&tid=2447037836439194639&kw=%22walker+red+mix%22+
http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=157468&tid=2460686817304124581&kw=%22walker+red+mix%22+
Notícias sobre as campanhas de divulgação de algumas dessas empresas:
Smirnoff
TAM
Johnnie Walker
Site da Wunderman (Smirnoff e Johnnie Walker)
Perfil social de Raquel Hulffman de Andrade no site DiHITT (exibe apenas links sobre a TAM) – Obs: é o mesmo perfil que fazia divulgação da Smasung, da TAM e do Blog do George Foreman Grill.
Polêmica da Nike:
http://www.futepoca.com.br/2008/02/o-marketing-viral-e-nike.html
http://www.adnews.com.br/teste/novo/news.asp?Cod_Noticia=66048
* Texto e levantamento de Pedro de Souza Pinto - grupos Horizonte RP, MetRóPole e Mundo RP.
Nenhum comentário:
Postar um comentário