terça-feira, 28 de abril de 2009

Marketing de Experiência é relevante e memorável


* Rodrigo Cogo

Rodrigo esteve em mais um evento interessante de comunicação e marketing e traz suas impressões para o Oras Blog! Desta vez, ele fala sobre o Brand e Costumer Experience, temas da Conferência Marketing de Experiência organizada pela International Business Communications/IBC, integrante do Informa Group.
O evento, ocorreu dias 14 e 15 de abril de 2009 no Hotel Quality Moema em São Paulo/SP,e contou com 11 painéis e três workshops, que mostraram que a estratégia agrega valor para todos os públicos prioritários de uma organização, dá concretude e torna memoráveis as ações de comunicação e relacionamento.

Das apresentações, Rodrigo citou:

Marcelo Negrini, diretor de Planejamento da Garage Interactive Marketing - o assunto é uma ponte de experiência inovadora entre marca e o cotidiano do cidadão. Ele usa a Wikipédia para conceituar que marketing de experiência conecta o consumidor com as marcas de maneira relevante e memorável, se afastando do modelo tradicional de mostrar características e benefícios de produtos e serviços

Daniel Domeneghetti, CEO da DOM Strategy Partners - existem três níveis de experiênciaentrega da promessa (necessidades), construção de lealdade genuína (expectativas) e estímulo do desejo (percepções), sendo as duas primeiras parametrizáveis, e portanto copiáveis, e a última a única realmente diferenciadora.

Gustavo Mesquita, gerente de Marca Senior da Cadbury - deu uma nova versão à área. Para ele, a experiência pode estar no produto, e não num evento. O case do Bubbaloo Bola de Cristal – transformando consumidores em fãs foi o grande exemplo. Todo o trabalho teve início na identificação precisa do target das gomas de mascar, os “tweens” - crianças entre 8 e 13 anos, da terceira a sexta séries do Ensino Fundamental, preocupadas com a imagem, dando preferência a ambientes digitais, interessadas em pacotes de produtos para experimentação, focadas na aprovação social e atraídas pela transcendência do produto.

Marcos Gomes, diretor do Núcleo Motor Esporte da Editora Abril, - o projeto Quatro Rodas Experience, realizado no Autódromo de Interlagos em São Paulo/SP. A idéia foi oferecer às pessoas a oportunidade de pilotar um carro numa pista de corrida de Fórmula 1, com a criação de um parque de diversões temático para transformar sonhos em experiências e proporcionar um momento inesquecível com emoção, diversão e segurança. Ao mesmo tempo, instaurar um novo formato de recursos para a publicação, além de anúncios publicitários convencionais e arrecadação via assinaturas


Fabrício Biondo, gerente executivo de Marketing Planning da Volkswagen, - mostra o case do modelo Gol, em seus 22 anos de liderança no mercado nacional. Para ele, marketing de experiência está atrelado a funcionalidades inovadoras no produto, a partir de insights obtidos no acompanhamento de vários consumidores, e com isto obtendo um uso memorável ou um desejo intenso.

* Texto parcial do artigo completo do RP Rodrigo Cogo – Conrerp SP/PR 3674 - Gerenciador do portal Mundo das Relações Públicas. O texto todo estará disponível no portal, a partir da semana que vem.

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