quinta-feira, 9 de abril de 2009

Inovação e interatividade estão na pauta dos portais


* Rodrigo Cogo
A Conferência de Portais Corporativos da International Business Communications/IBC, integrante do Informa Group, realizada entre os dias 24 e 26 de março de 2009 em São Paulo/SP, mostrou uma nova fase de desenvolvimento dos trabalhos na área. Estes canais, os primeiros da internet gráfica batizada de www, agora transformam-se em grandes agregadores de conteúdo, reunindo num só ponto toda a interface com diferentes públicos – incluindo aí a própria intranet. O que muda é a personalização das seções internas e a disposição ao diálogo, demonstrada pela crescente oferta de uma série de ferramentas de colaboração digital. Afinal, se as pessoas alteram seu comportamento online, uma renovação precisa ser aplicada aos espaços tradicionalmente estáticos e oficiais.

Abaixo, um pouco do que Rodrigo compartilha da experiência dos profissionais:

Manuela Loddo, da Divisão de Tecnologia, Informação, Comunicação e Compartilhamento de Conhecimento do Banco Central do Brasil, utiliza o Dicionário Houaiss para definir interatividade: “levar alguém à adesão de algo”.

Marcus Rossetti, diretor de Novos Negócios da consultoria Lumis, a idéia de inovação leva a novas funcionalidades e conceitos, mas há uma diferença sutil entre os temas. A criatividade é a geração de novas idéias, já a inovação é a aplicação prática e bem-sucedida destas novas ideias. Tecnicamente, ele vê que a web evoluiu mais rápido que a capacidade da maioria das organizações de absorver essa evolução, e implementar serviços que sejam relevantes para seus públicos.

Diego Monteiro gerente de Soluções em Web 2.0 da Direct Talk Diego Monteiro: a interação e a leitura/contemplação. É preciso entender cada público e seu estágio de envolvimento para então, a partir da cultura organizacional, propor espaços de diálogo e liberdade

Ana Cristina Furniel coordenadora de Comunicação Institucional da EScola Nacional de Saúde Pública/Fiocruz, desenvolve seu portal numa intersecção entre conteúdo, colaboração e integração de sistemas.. .estão disponíveis comunidade, blog, galeria de fotos, comentários nas páginas, wiki e agenda pessoal. Além disto, estão sendo pensadas as necessidades de outros públicos, como a estruturação do conteúdo para leitura por deficientes visuais, dentro de regras do The World Wide Web Consortium/W3C

* Texto parcial do artigo do RP Rodrigo Cogo – Conrerp SP/PR 3674 - Gerenciador do portal Mundo das Relações Públicas . O texto completo estará disponível na próxima semana.

Nenhum comentário: