quinta-feira, 16 de abril de 2009

Adesão da liderança e comunicação embasam BSC


* Rodrigo Cogo

Rodrigo esteve no curso “Melhores Práticas em Comunicação da Estratégia - A Comunicação como Apoio à Implementação do Balanced Score Card”., cujo tema foi tratado pela consultora e economista Maria Auxiliadora Moraes Amiden, dia 2 de abril de 2009 no auditório da entidade em São Paulo/SP.

Para Rodrigo a comunicação da estratégia é um elemento fundamental para que as organizações alcancem sua visão de futuro e sua implantação é mais efetiva quando as pessoas estão envolvidas e entendem claramente como o trabalho de cada um contribui para que o todo alcance seus objetivos.

Destaco do artigo, principais conceitos explanados por Maria Auxiliadora:
  • ...“O propósito do BSC é ajudar as organizações a executarem com êxito as suas estratégias e alcançarem resultados extraordinários”, resume Dôra, citando David Norton e Randall Russell, da BSC Collaborative. ...
  • A tradução da estratégia envolve o desenvolvimento de um mapa estratégico, estabelecimento de metas, definição e priorização de iniciativas, com atribuição de responsabilidades. Na etapa de alinhamento da organização com a estratégia, envolve a definição do papel da corporação ou matriz, alinhamento entre corporação, unidades de negócio, unidades de apoio, parceiros externos e conselho de administração. A fase de motivação para transformar a estratégia em tarefa de todos requer a promoção da consciência estratégica, o alinhamento de objetivos e incentivos pessoais e o desenvolvimento de competências. Na ação de transformar a estratégia em processo contínuo, devem constar a implementação do sistema de reporting do BSC, realização de reuniões de aprendizado estratégico, integração entre planejamento, orçamento e estratégia, vinculação do planejamento de RH e TI à estratégia, compartilhando conhecimentos e gerenciamento e finalizando com a criação da unidade de gestão estratégica. Mas a instrutora alerta que “um programa de BSC vitorioso começa com o reconhecimento de que não se trata de um projeto de indicadores, mas sim de um processo de mudança”.
  • ..... O ciclo da comunicação da estratégia envolve público, mensagem, meio, recepção e processamento dos dados, aplicação, monitoramento de resultados e feedback, dentro de um processo de planejamento. Acontece muitas vezes uma diferença entre estratégia formulada e realizada, tendo no caminho ações abandonadas ou não implementadas e estratégias emergentes em adequação a uma nova realidade surgida.

* Partes extraídas do artigo completo do RP Rodrigo Cogo – Conrerp SP/PR 3674 - Gerenciador do portal Mundo das Relações Públicas. O artigo todo estará disponível no portal, a partir da semana que vem.

Nenhum comentário: