Vamos a elas:
- International Community Compliance Chief: Redes sociais como Orkut, MySpace e Facebook estão dominando o mercado no Brasil, mas e nos demais países como EUA, Japão e Coréia? É preciso que este profissional acompanhe a empresa nas demais redes sociais fora do país de origem. Verificar links de referência para os sites internacionais da companhia seria uma das tarefas.
- Community Manager: Se o produto e/ou serviço da sua empresa é bom, então merece ser divulgado, comentado, discutido. Fóruns de discussão, blogs, comunidades em redes sociais, você precisa então do Community Manager. Ele vai interagir nas redes, de forma a parecer um membro oficial da empresa, não um Spammer ou algo semelhante. Esse profissional precisa conhecer tudo sobre a empresa, os produtos e serviços, ter acesso a documentação.
- Online Reputation Manager: Enquanto o Community Manager acompanha as discussões públicas sobre a empresa, o Online Reputation Manager acompanha a reputação da empresa como um todo. Ele precisa ter conhecimento sobre os principais concorrentes da empresa, saber o que fazem na Web. Precisa ficar atento aos novos mercados e às requisições de clientes. É como se fosse um agente espião, por boas razões, é claro… da empresa.
- Blogger Outreach Manager/Blog Cultivation Expert: A empresa tem um blogueiro que conhece e escreve extremamente bem sobre seus produtos/serviços? Um que tenha um relacionamento ativo na blogosfera “local”, com bom PageRank e ocasionais chamadas em sites de crowdsourcing como Rec6, Digg, Linkk e DiHitt ? Blogueiros são potenciais “gerentes” para o público jovem, especialistas no “marketing viral”, sabem como chamar atenção, seja no meio em que atua, seja em sites de busca. Eles têm um relacionamento individual com seus leitores, tratam cada um com singularidade, em tempo real.
- Chief Conversation Officer: Para concluir, este profissional se reporta aos demais, ele está no topo. Ele é o responsável por encontrar as conversas online, documentá-las, compartilha-las e analizá-las.
Um comentário:
Marcia. Isso é muito interessante. Primeiro porque através de seu blog eu descobri o Coworkes. Segundo porque ele teve a capacidade de agrupar as tarefas e responsabilidades em caixinhas bem definidas. Deixei um comentário no blog deles falando a respeito. Valeu. Obrigado. Mauro.
Postar um comentário