quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Marca no papel de protagonista



* Rodrigo Cogo

Branding é uma disciplina que integra antropologia, sociologia, psicologia, filosofia, administração e comunicação para lidar com o complexo desafio da construção de significado e satisfação do desejo. É a ciência da identidade e da auto-descoberta, a partir do estabelecimento de percepções através de diálogos, buscando singularidade. Foi este o cenário traçado pelos maiores especialistas brasileiros na área no Café ABERJE Campinas realizado na CPFL Cultura no dia 7 de novembro de 2008. Estiveram presentes mais de 80 pessoas para ouvir Ricardo Guimarães, Luciano Deos, Luiz Felippe de Alvarenga Netto e Ronaldo Kapaz.

Selecionei alguns pontos de vista dos profissionais sobre marca:

Luciano Deos - diretor-presidente da Gad’Branding & Design e vice-presidente da Associação
Brasileira de Empresas de Design/ Abedesign - Com experiência superior a 22 anos de mercado, Deos comenta que no passado marca era sinônimo de identidade ou identificação e hoje é estratégia de negócio. Ele admite haver outras formas de posicionamento, via tecnologia, processos ou inovação, mas a marca não é dispensada e tende a obter melhores resultados

Luiz Felippe de Alvarenga Netto - diretor executivo da Ana Couto Branding & Design: " Marca seria o principal dos ativos intangíveis e um indicador de dinamização da economia, alavancando estratégia de negócio com amplitude local ou global e sendo a expressão máxima da cultura. “Construir inspiração é o nosso compromisso”, posiciona-se, citando suas premissas – “think strategy” (pensar estratégia), “create uniqueness” (criar diferenciação) e “make it happen” (fazer acontecer)."

Ricardo Guimarães - presidente e fundador da Thymus Branding e reconhecido como pioneiro do conceito de branding como abordagem de gestão para empresas em mercados em constante mudança, enfoca um ponto-de-vista filosófico, e bastante real. Ele diz que a empresa é um sistema vivo, feito de pessoas, e por isto a sensibilidade é tão importante para determinar a essência, que depois é instrumentalizada para ser melhor percebida pelos públicos. Para o consultor, branding gera valor e, captando tendências, propõe novos usos, serviços e aspirações para as pessoas. Este conceito vem de um outro modelo mental em que a interdependência é ampla, dando uma consistência que cria uma espécie de campo magnético que atrai as melhores relações. “É um jeito de ser, uma identidade manifesta numa cultura”, acrescenta.
Ronald Kapaz - sócio-titular, Head Designer e diretor de Estratégia da Oz Design, foi o moderador da interação com a platéia. Para ele, as marcas devem ser experiências prazerosas, porque é preciso levar a vida como uma grande brincadeira. Isto significa romper paradigmas e ganhar um novo oxigênio.


* Texto parcial do artigo enviado pelo RP Rodrigo Cogo – Conrerp SP/PR 3674 - Gerenciador do portal Mundo das Relações Públicas . O texto completo estará no portal após 21/11.

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