1) Novo ambiente de negócios muda a comunicação
Um novo paradigma no ambiente de negócio das telecomunicações está em andamento: é a
comunicação móvel conectando as pessoas. A avaliação é que esta realidade cause profundas
alterações na dinâmica dos relacionamentos empresariais e mesmo pessoais. Ao final de 2008,
está previsto o patamar de 4 bilhões de usuários no mundo, num tempo inferior a 20 anos do
primeiro lançamento.
A idéia é de que o serviço de banda larga móvel supra a demanda reprimida existente entre os 42 milhões de brasileiros que possuem computadores e os 9 milhões de clientes da banda larga, sendo que apenas 800 mil deles utilizam o acesso de 3G da telefonia móvel. A aposta nesse novo cenário é para 2012, quando se estima que 55% dos dispositivos serão de terceira geração e o
serviço estará disponível para 2/3 do total de usuários de telefonia móvel no mundo.
2) Conheça o consumidor por estilo de vida
Entender melhor o mercado e vislumbrar formas de avançar ainda mais em termos de tecnologia e serviços, produzindo soluções, modelos de negócios e ofertas que se encaixem perfeitamente
nos desejos e necessidades dos usuários. Este é o sonho de qualquer empresa. O Ericsson Consumer Lab realizou uma pesquisa para definir quais as características predominantes e os estilos de vida dos usuários de serviços de comunicação no Brasil e no mundo.
A pesquisa realizada em 11 países durante o ano de 2008, com cerca de 16.000 pessoas, de 15 a 69 anos, apontou 8 tipos de estilos de vida dos usuários:
- Family Phoners, (17%),
- Basic Phoners (17%),
- In Touch Organizers (15%),
- Mainstream Materialists (15%)
- Experiencialists (12%),
- Mainstream Youth (9%),
- Pioneers Youth (9%)
- Careeirists (7%).
No Brasil foram feitas 1.200 entrevistas, definindo os estilos em:
- In Touch Organizers (16%),
- Basic Phoners (15%),
- Family Phoners (16%),
- Mainstream Materialists (14%),
- Experiencers (15%),
- Pioneer Youth (10%),
- Mainstream Youth (10%)
- Careeirists (4%).
Nenhum comentário:
Postar um comentário