quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Futurecom - I parte

Nosso sempre antenado e mutiplicador de informações, Rodrigo Cogo, esteve no do 10 º Futurecom ­ seminário internacional e espaço de exposições, organizado pela Provisuale no Transamérica Expo Center em São Paulo/SP, no final de outubro de 2008 e produziu artigos, que reproduzo em partes aqui.

1) Novo ambiente de negócios muda a comunicação

Um novo paradigma no ambiente de negócio das telecomunicações está em andamento: é a
comunicação móvel conectando as pessoas. A avaliação é que esta realidade cause profundas
alterações na dinâmica dos relacionamentos empresariais e mesmo pessoais. Ao final de 2008,
está previsto o patamar de 4 bilhões de usuários no mundo, num tempo inferior a 20 anos do
primeiro lançamento.

A idéia é de que o serviço de banda larga móvel supra a demanda reprimida existente entre os 42 milhões de brasileiros que possuem computadores e os 9 milhões de clientes da banda larga, sendo que apenas 800 mil deles utilizam o acesso de 3G da telefonia móvel. A aposta nesse novo cenário é para 2012, quando se estima que 55% dos dispositivos serão de terceira geração e o
serviço estará disponível para 2/3 do total de usuários de telefonia móvel no mundo.

2) Conheça o consumidor por estilo de vida

Entender melhor o mercado e vislumbrar formas de avançar ainda mais em termos de tecnologia e serviços, produzindo soluções, modelos de negócios e ofertas que se encaixem perfeitamente
nos desejos e necessidades dos usuários. Este é o sonho de qualquer empresa. O Ericsson Consumer Lab realizou uma pesquisa para definir quais as características predominantes e os estilos de vida dos usuários de serviços de comunicação no Brasil e no mundo.
A pesquisa realizada em 11 países durante o ano de 2008, com cerca de 16.000 pessoas, de 15 a 69 anos, apontou 8 tipos de estilos de vida dos usuários:
  • Family Phoners, (17%),
  • Basic Phoners (17%),
  • In Touch Organizers (15%),
  • Mainstream Materialists (15%)
  • Experiencialists (12%),
  • Mainstream Youth (9%),
  • Pioneers Youth (9%)
  • Careeirists (7%).

No Brasil foram feitas 1.200 entrevistas, definindo os estilos em:
  • In Touch Organizers (16%),
  • Basic Phoners (15%),
  • Family Phoners (16%),
  • Mainstream Materialists (14%),
  • Experiencers (15%),
  • Pioneer Youth (10%),
  • Mainstream Youth (10%)
  • Careeirists (4%).
* Os textos completos estarão disponíveis no portal Mundo das Relações Públicas, a partir de amanhã.

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