terça-feira, 23 de junho de 2009

A queda das RPs e a ascenção da propaganda

Sim, parodiando o livro do Al Ries (The Fall of advertising and the rise of PR), o publicitário sueco Stefan Engeseth, lançou o livro: "The fall of PR and the rise of advertising", durante o festival em Cannes.

Engeseth, discute as mudanças no cenário da mídia e cria polêmica ao listar dez pontos que estariam levando o trabalho de RP ao um declínio, e o da publicidade a subir.
Dentre elas:
  • "as agências de PR não podem mais esconder a verdade" (100 milhões de blogueiros estão atentos a tudo e com voz para falar o que quiserem);
  • os profissionais de relações públicas adoram gerenciamento de crises não pelo desafio, mas pelo pagamento (situações como essas provocam um giro rápido de dinheiro)
  • a falta de regras permite que as agências de PR "avancem demais" (o autor ironiza, dando a entender que celebridades com alguma doença não deveriam ser porta-vozes da indústria farmacêutica).
Uma cópia do livro foi entregue para cada delegado, junto com as credenciais.

* Fonte: Bernardo Magalhães, da Central Globo da Comunicação, no blog Sapo de Dentro do Meio& Mensagem.

3 comentários:

Ocappuccino.com disse...

Este livro deve ser uma paródia mesmo.

Abraços,
Mateus d'Ocappuccino

Fabio Procópio disse...

Realmente, paródia !

E é pelo fato de termos milhõies de blogueiros falando o que bem querem, que devemos como RP´s monitorar a imagem da instituição que estamos trabalhando, assim como responder e sanar dúvidas que são levantadas nestes mesmos blogs

Abraço
Fabio Procópio
www.fabioprocopio.wordpress.com

Marcia Ceschini disse...

meninos, como já devem ter visto nas listas Mundo Rp e Horizonte RP, saiu o link p download do livro.
Pela pequena parte da entrevista, não sei se ele prevê o fim de RP. Baixei o livro e vou ler.. depois digo.
Obrigada por participarem do Oras