quarta-feira, 24 de junho de 2009

Relacionamento com a mídia ainda é área central nas corporações

* Rodrigo Cogo

Hoje trago mais um resumo do artigo completo de Rodrigo Cogo, Ele esteve no 12º Congresso Brasileiro de Comunicação Corporativa, organizado pela MegaBrasil entre os dias 27 e 29 de maio de 2009 no Centro de Convenções Rebouças em São Paulo/SP.

Rodrigo diz que a conferência de abertura foi feita pelo jornalista Ricardo Gandour, diretor de Conteúdo do Grupo Estado, e foi um dos exemplos de manifestação da importância da mídia na mobilização social ao abordar os pilares do jornalismo moderno na sustentabilidade da comunicação. Segundo Cogo: "Ele mapeou os stakeholders, dando à imprensa a centralidade do processo. De toda maneira, citou alguns fatos relevantes numa ruptura de paradigma de funcionamento do ramo, como o empoderamento da sociedade em suas necessidades cotidianas e informativas e sua junção em movimentos civis organizados, com reflexo direto nas pautas, além da diversificação de fontes, dada a pulverização da confiança entre diferentes interlocutores que precisam agora ser contemplados. "

Já sobre a exposição de Marília Stabile, diretora-geral da CDN Análise e Tendências, Cogo anota que ela "não hesita em afirmar: “o nome do jogo é a coerência entre imagem e identidade, entre discurso e ação”, sendo preciso passar por um “teste de realidade” junto a uma opinião pública com melhor nível intelectual e que cobra posturas, onde a imagem é construída e fixada a ponto de ser reconhecida como reputação." Além disso, Stabile apresentou o Índice de Qualidade de Exposição na Mídia/IQEM, como síntese dos indicadores de qualidade de imagem monitorados, tais como visibilidade, mensagem projetada, evolução qualitativa e público atingido.

* Texto parcial do artigo do RP Rodrigo Cogo ­ Conrerp SP/PR 3674 - Gerenciador do portal Mundo das Relações Públicas. O texto todo poderá ser lido no portal ainda esta semana.

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