terça-feira, 30 de junho de 2009

Novas tecnologias e velocidade questionam o poder das organizações

* Rodrigo Cogo

Cogo traz o último texto sobre o seminário Unomarketing, que aconeteceu no auditório do Fecomércio, de 2 a 4/06. Na era da transparência, riscos, oportunidades e implicações estão a um clique, mostrando a força da tecnologia na agregação ou no distanciamento das pessoas. Mais que isto, uma mudança na centralidade do poder está em curso, retirando das corporações, dos governos e das instituições o papel preponderante de estabelecer parâmetros e prioridades.

Abel Reis, presidente da AgênciaClick, aponta que legados do século XIX marcam o que ainda será enfrentado no século XXI, como a idéia do progresso e do processo civilizatório em construção com o domínio da natureza; a realização de grandes feiras mundiais que discutiam as invenções do futuro; a noção do consumo como entretenimento a partir das galerias e da exposição cênica da mercadoria, gerando um distanciamento e uma impessoalização entre consumidores e comerciantes e dando início à idéia de marca, da complexidade das escolhas e da ritualização; a consciência de que o homem depende de si próprio na evolução da vida, para além das forças divinas.

Júlio Duram, gerente de Novos Produtos do UOL, fez uma retrospectiva da história da internet até chegar à chamada versão 2.0 com informação criada e gerada por pessoas com pessoas. O enfoque está na proposição do diálogo ao invés do simples repasse de mensagens, utilizando como canais blogs, comunidades, serviços de relacionamento e compartilhamento.

* Texto parcial do artigo completo do RP Rodrigo Cogo ­ Conrerp SP/PR 3674 - Gerenciador do portal Mundo das Relações Públicas. O texto todo estará disponível ainda esta semana.

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