sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Seu marketing, sua vida!

* Kátia Stephan

Pense em você como um produto e as organizações como os clientes, e o mercado de trabalho um gigante supermercado.
Imensas prateleiras repletas de profissionais graduados, com MBA, mestrado e doutorado. E então como se destacar nesta selva social? Como atrair todos os olhares para si?
Estou ilustrando mais pense em uma seleção para uma vaga de emprego, ou na sua empresa. Como se manter como foco positivo? E lhe respondo:
Utilizando seus pensamentos, emoções, comunicação, atitude e sua apresentação trabalhando a seu favor.
Este conjunto é simplesmente algo que ouvimos inúmeras vezes, nada mais que Marketing Pessoal.
A maneira na qual você utiliza suas qualidades e defeitos no meio social resultará em como você será lembrado por elas.
Alguns elementos são fundamentais para a prática de um bom Marketing Pessoal:

Posicionamento emocional: Mantenha o controle das suas emoções, as pessoas lembram de você seja pelas emoções positivas; cordialidade, simpatia ou emoções negativas como grosseria e mal-humor.

Comunicação interpessoal: como anda sua comunicação onde você trabalha? Este ponto é essencial. É marcante a maneira que um indivíduo interage, como se expressa seja verbalmente ou através de um simples e-mail. Algumas dicas, não use gírias ou palavras de baixo calão isto prejudica e muito sua imagem.

Posicionamento de imagem: Você não pode ir ao trabalho usando uma mini-saia ou bermuda, a não ser que o trabalho peça este tipo de roupa. Adeque seu visual ao contexto social do ambiente.

Rede de relacionamentos: Sempre trate todos com gentileza e cordialidade, esta é uma boa maneira de manter sempre seus amigos e colegas onde quer que você esteja, mantenha contato com os que já não estão tão presentes no seu dia-a-dia; é sempre bom se atualizar.

E lembre-se: O estudante de hoje pode ser o empresário de amanhã e se tiver uma boa imagem de você pode te dar a oportunidade do emprego dos sonhos.
Cada ação gera um resultado seja ele bom ou ruim. Reveja seus conceitos, se olhe de outro ângulo, pense como você quer ser lembrado. Esta na hora de mudar de atitude.



* Kátia Stephan - Formada em Moda, estudante de Marketing, trabalhando atualmente em Planejamento. Pernambucana de sangue e rubro-negra roxa. Pretendo me especializar em Propaganda e Marketing Societal para dar aulas e palestras.

Licença para publicação: Creative Commons

Um comentário:

Anônimo disse...

O marketing pessoal proporciona uma autoanálise e acaba chamando a atenção do indivíduo para algo bastante olvidado: o bom senso. Não se deve preocupar-se apenas com as primeiras impressões. O marketing pessoal requer disciplina e uma observância das convenções sociais como as regras de etiqueta. Excelente!