quinta-feira, 16 de setembro de 2010

A regra dos 140 caracteres no Twitter

* Rodrigo Almeida

Uma matéria da Revista Super Interessante deste mês – set/2010 – me deixou bastante interessado a compartilhar em rede. Há algum tempo sou assinante da Super e regularmente as redes sociais – ainda chamo o twitter de rede social ou não? – fazem parte do conteúdo da revista. #Bacana!

Com o título “Por que só cabem 140 caracteres no twitter?” a revista esclarece e contextualiza o surgimento da regra dos 140 caracteres que nos pareceu em primeiro instante tão inovador e limitador, mas que hoje já nos é bastante tranquila.

Tendo como fonte o “Twitter Blog” a Revista Super responde a questão dizendo que o limite de espaço do programa é uma herança dos antigos sistemas de comunicação escrita imediata que foi readaptada para a internet.

O panorama histórico surgiu da seguinte forma: tudo começa com o Telex (1935), implantado pela burocracia nazista servindo a governos, agências de notícias e parentes, que faziam o envio e recebimento de mensagens com até 160 caracteres. O Telex foi tão útil que o seu sistema limitado a 160 toques por mensagem deu origem ao nosso SMS (1985), tão ou mais utilizado que o Twitter principalmente entre crianças e adolescentes de todo o mundo. Eis então que surge o Twitter (2003) com a mesma regra dos 160 toques – 140 para o tweet e 20 para o nome do usuário – e revoluciona a forma de se comunicar na rede com um conceito já empregado a quase 7 décadas.

Bacana perceber que neste mundo “nada se cria, tudo se transforma” e que a evolução tecnológica precede os acontecimentos passados utilizando-os como base para novas descobertas e que só não as sabe utilizar quem realmente não se interessa pelo assunto.

Rodrigo Almeida - pesquisador apaixonado por Relações Humanas, Relações Públicas, Comunicação Digital, Inteligência, Redes Sociais, Conhecimento de Causa, Humildade, Educação, Discernimento, Coragem, Elegância entre tantas outras coisas...

Twitter: @almeida021
Blog – minhacomunicacao.blogspot.com
Email – rodrigoalmeida021@gmail.com

2 comentários:

Unknown disse...

Olá Rodrigo, parabéns pelo post e pela conquista do espaço. Escrever para o blog de Márcia, olha, não é pra qualquer um, tem que merecer!rsrsrsrsrrs Tô gostando da sua atuação nas mídias sociais. Parabéns novamente!!!! Parabéns tb Marcianha pelo blog!!!!

Vick Muniz

Marcia Ceschini disse...

Olá Vick,

Colabore vc tbm com o Oras Blog!
Mande texto ao meu email: marcia@ceschini.com.br