quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Mídias sociais como ferramenta estratégica

* Karla Guimarães

É mídia social pra cá, é rede social pra lá, não se fala em outra coisa no momento. É este assunto está mesmo em evidência, e já faz um tempinho.

Aproveitando algumas horas vagas, fui então realizar pesquisas e entender este universo que sem nos darmos muita conta, depois de um convite aqui e outro ali em nosso email, acabamos mergulhando neste mundo das famigeradas mídias sociais.

Pode ser Orkut, Twitter, LinkedIN, Me adiciona, Facebook, Blogs, Ning, Fotolog, Flickr, MySpace, entre tantos outros, seja lá o que for, caiu na rede é mídia.

Mas vamos lá, o que finalmente vem a ser a tal da mídia social?

Para Raquel Recuero, autora do livro Redes Sociais na Internet, Mídias Sociais é a "ferramenta de comunicação que permite a emergência das redes sociais. Para permitir que as redes sociais emerjam, esses meios de comunicação precisam subverter a lógica da mídia de massa (um->todos) para a lógica da participação (todos<->todos)"[...] "Mídia social, assim, é social porque permite a apropriação para a sociabilidade, a partir da construção do espaço social e da interação com outros atores. Ela é diferente porque permite essas ações de forma individual e numa escala enorme".

A partir do momento que ela porporciona esta participação em grande escala, on line, e grátis, a mídia social passa a ser não só uma ferramenta de comunicação, mas uma ferramenta de comunicação estratégica.

Quem não se lembra em 2008 da campanha presidenciável do Barack Obama, onde foram utilizados vídeos, blogs e sites de rede social aliados ao famoso Yes,we can! E a mais recente celebridade Larissa Riquelme, a musa da copa 2010 que após ter sido fotografada com um celular entre os seios, foi repetidas vezes citada no Twitter e acabou ficando famosa.

As mídias sociais estão cada vez mais ganhando espaço, este atributo estratégico tem sido aproveitado e bem aproveitado tanto pelas pessoas como também pelas empresas, que descobriram que usar as redes sociais ao seu favor podem render bons negócios e até vagas de emprego.

Para as organizações é uma excelente oportunidade para ampliar seus canais de comunicação. Muitas já utilizam as mídias sociais para realizar recrumentamento, ações de marketing como lançamento de produtos e promoções, atendimento ao consumidor, entre outros.

Os blogs corporativos, por exemplo possuem a funcionalidade de interação o que permite que se conheça e entenda a mentalidade de seus visitantes, através de feedbacks com os comentários.

Um dos fatores que o consumidor moderno valoriza nos dias de hoje é como a organização se relaciona com seus públicos de interesse, e as mídias sociais otimiza este relacionamento, uma vez que tudo se processa on line.

Porém a presença na rede requer cuidados, se por um lado você projeta sua imagem ou de sua empresa, por outro precisa cuidar para que sua reputação não seja manchada.

Para que esta presença não se torne vulnerável, é necessário antes de tudo que um planejamento seja elaborado cuidadosamente, caso contrário correrá o risco de sua marca ficar mal-falada, por isso é ideal que acompanhada desta presença, haja um monitoramento permanente e avaliar como está sendo visto pelos seus públicos.

Lembre-se, transparência e ética são elementos indispensáveis para o fortalecimento de relações. E não esqueça de manter seus públicos atualizados, após ingressar na rede, é preciso acompanhar também o seu ritmo, que é muito acelerado.
Para os comunicadores e simpatizantes em geral que ainda estão de fora, não percam a oportunidade, agora é um excelente momento para se interessar e saber um pouco mais sobre esta área que com certeza ainda vai dar muito o que falar, mas do que já falam.#


Tenho 26 anos, sou recém formada em Relações Públicas pela Escola Superior de Relações Públicas - Esurp, de Recife.
Atuei como estagiária de RP no Estaleiro Atlântico Sul na coordenação de Responsabilidade Social; Chesf , na Divisão do Meio Ambiente/Núcleo de Ações SocioAmbientais e Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco, na Gerência de Cerimonial e Relações Públicas.
Atualmente presto consultoria na criação e desenvolvimento de blogs pessoais e corporativos e também em mídias sociais, na Innovare Novas Mídias; sou blogueira, criei e administro o blog Innova Comunicação, sou correspondente local (Recife/PE) da Radio Mega Brasil On Line.

Nenhum comentário: