quarta-feira, 1 de setembro de 2010

McDia Feliz no Brasil coloca o tema entre os "Dez Mais" do Twitter Mundial

O McDia Feliz, uma ação em prol da saúde infantojuvenil, ganhou destaque na rede social global Twitter no sábado passado, 28 de agosto, quando as palavras "McDiaFeliz", "BigMac" e a tag "#McDiaFeliz" foram as mais repercutidas pelos internautas de todo o planeta.

"A campanha pela saúde de crianças e adolescentes no Brasil, que se realiza em diversos países, é organizada no Brasil pelo Instituto Ronald McDonald, a rede de restaurantes McDonald's, fornecedores, franqueados e mais de 30.000 voluntários com um objetivo específico de apoiar associações na luta pela cura do câncer infantojuvenil. Hoje, a campanha brasileira é a terceira maior em todo o mundo, ficando apenas atrás dos Estados Unidos e Canadá", reforça o gerente geral do Instituto Ronald McDonald no Brasil, Roberto Mack. "Entretanto, é preciso lembrar que lá há mais de 15.000 restaurantes e no Brasil somos cerca de 580 atualmente", orgulha-se Mack, que trabalha na instituição há mais de dez anos.

A decisão de entrar nas redes sociais de forma pró-ativa com posts que atendam as expectativas do público que as acessa foi tomada pela Diretoria de Comunicação e Relações Institucionais do McDonald's há cerca de 3 meses, e os resultados têm sido muito animadores, segundo Alessandra Ber, Gerente de Comunicação da Arcos Dourados, empresa que opera a marca McDonald´s no

Brasil: "hoje já temos 6000 seguidores e este número cresce dia a dia. Encontramos nas redes sociais, em especial no Twitter, um canal de diálogo rápido com diversos públicos, o que nos permite agilidade e uma relação personalizada com o mercado".

No caso do McDia Feliz, a maior ação social nacional de captação de recursos especificamente voltada para a saúde infantojuvenil, a proposta nas redes sociais era criar uma onda nestas novas ferramentas de comunicação, gerando repercussão online e imediata para tudo que envolvesse o tema, em tempo real. A campanha foi implementada em parceria com a Agência Ideal, que faz a gestão da atuação do McDonald´s nas redes sociais no país.

"Nossa estratégia foi a de explorar os fatos da campanha num crescente, unindo os Twitters do McDonald´s (@mcdonalds_br), do Instituto Ronald McDonald (@institutoronald) e McDia Feliz (@mcdiafeliz). Começamos com as apresentações dos programas, como as quatro Casas Ronald McDonald do Brasil, que hospedam crianças e jovens em tratamento com um acompanhante, evoluimos para a criação de um Twibonn, demonstrando a adesão dos internautas e seguimos para um 'twittaço' sobre o tema", diz Alessandra Ber. Só o Twibonn, lançado em 16 de agosto, teve a adesão de cerca de mil pessoas em poucos dias.

No dia 27 de agosto, véspera do McDia Feliz no Brasil, foi realizada uma coletiva sobre o assunto com a presença de jornalistas, twitteiros e blogueiros. Nessa mesma manhã, a tag #McDiaFeliz já entrou nos 10 principais tópicos de São Paulo. No dia seguinte, data oficial da campanha, os Twitters do McDonald´s (@mcdonalds_br), do Instituto Ronald McDonald (@institutoronald) e McDia Feliz (@mcdiafeliz) logo ficaram entre os primeiros do Brasil. À medida que os Twitters de outras organizações e de Casas Ronald McDonald de outros países aderiam ao evento, os termos "McDia" e "BigMac" cresciam, chegando a figurar entre os 10 principais do mundo em poucas horas, com mais de 26 mil menções. Já as fotos de personalidades que aderiram à causa, comparecendo aos restaurantes da rede no país, foram visualizadas por 10 mil internautas apenas nesse dia.

Para a empresa, este exemplo mostra a qualidade de seus seguidores e a importância de interagir com esse público de forma pró-ativa, transparente e contínua, pois isso contribui fortemente com o conhecimento que o mercado tem sobre a marca, permitindo uma relação saudável e construtiva.

Saiba mais sobre o Instituto Ronald Mcdonald

* Release da assessoria

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