quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Como entrar na Blogosfera.. com o pé esquerdo!

* Pedro Prochno

Antes de mais nada agradeço a Marcia Ceschini pelo espaço aberto aqui no Oras Blog 
No começo desta semana estava eu, alegre e contente “caçando” mais blogs de comunicação e Relações Públicas para povoar o meu Google Reader, já que não estou satisfeito com o +1000 posts não lidos que ele marca, e me deparei com dois blogs que me chamaram MUITA ATENÇÃO!

O primeiro foi o da agência Hill & Knowlton, chamado Comunihka e que você vê aqui. O Blog, pelo que tudo indica, foi lançado em 19 de maio deste ano, recebeu 5 posts em 5 dias e....... virou purpurina..... Isso mesmo, uma agência de comunicação internacional e de renome, coloca um blog no ar e.... cri cri.... O que mais pega ainda é a forma com que o blog foi lançado, sem RSS (apesar de alguns defenderem não usá-lo), nenhum link para contato, a não ser um que direciona para o site da agência, por onde é possível contactá-la e bem “feiozinho”, coitado.... Como se não bastasse, dos 5 posts, apenas um é de “conteúdo”, mas todos ficam vangloriando a empresa, mostrando o quanto ela é boa... poxa!

Não bastasse a minha alegria, fui visitar o recém lançado blog do Conrerp 2ª região. Ele entrou no ar dia 20 de agosto (para ambos levei em conta a data do primeiro post), até agora tem 3 posts e conteúdo relevante. Encontrei por lá, porém, uma gafe inimaginável para um conselho. Vejam vocês, na imagem que ilustra este post, o que encontrei na página “sobre”. Sim sim, muito texto automático no lugar da apresentação do blog! Como bom cidadão, #chingueimuitonotuiter (brincadeira) e logo o @conrerp2 pediu desculpas e arrumou o problema. Apesar de também não ter RSS ele está bem mais bonitinho, organizado e parece menos “abandonado” do que o da Hill & Knowlton. Inclusive, depois da crítica construtiva (sempre), fui chamado para ser um voluntário para o Blog. Estou esperando as incumbências que seriam, a mim, atribuídas para definir se topo o desafio!

Disso tudo, erros bem bobinhos por sinal, tiramos que precisamos zelar pela nossa imagem e reputação on-line SEMPRE. Não adianta simplesmente criar um blog ou um twitter para ser “in”. Precisamos cuidar dele, deixá-lo bonito; arrumar a casa, antes de abri-la para visitação! Isto se torna, na minha opinião, LEI, se somos um conselho regional e/ou uma agência de comunicação. Não podemos perpetuar o velho ditado: “Em casa de ferreiro, espeto é de pau”.
Muito obrigado pelo espaço e espero uma visita de vocês no meu blog, o “relações”.

* Pedro Prochno, 24, é Relações Públicas, Mergulhador, DJ, MUITO curioso e trabalha com RP Governamental.

Nenhum comentário: