terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Sustentabilidade precisa ser transversal


* Rodrigo Cogo

A ABERJE – que hoje reúne as Associações Brasileiras de Comunicação Empresarial, Branding e Comunicação Organizacional – realizou a sexta reunião do Comitê de Sustentabilidade no dia 11 de novembro de 2008 na Casa do Saber em São Paulo/SP. Na ocasião, Francisco Valim, presidente da Serasa, e Sonia Favaretto, superintendente de Sustentabilidade, Comunicação Interna e Institucional do Banco Itaú, debateram com 60 profissionais sobre princípios, valores e cultura que norteiam as práticas de sustentabilidade das organizações.

Sonia Favaretto, superintendente de Sustentabilidade, Comunicação Interna e Institucional do Banco Itaú, dimensiona o trabalho do banco:
  • são 25 projetos desenvolvidos pela Fundação Itaú Social
  • mais de 165 parcerias e apoio a instituições, com investimentos de R$ 35,6 milhões (dados 2007),
  • 219 eventos realizados pelo Itaú Cultural, reunindo mais de 279 mil pessoas nas ações em sua sede (investimentos em 2007 de R$ 35 milhões).
  • Mas a grande conquista está na inserção do conceito permeando os processos cotidianos de ação, numa adesão individual para a causa coletiva
Já Francisco Tosta Valim Filho, presidente da SERASA e presidente da Experian América Latina, mostra que a preocupação do Serasa são:
  • seis principais responsabilidades do grupo, repassadas pela matriz muito embora a unidade brasileira esteja à frente em vários projetos,
  • envolvem criar benefícios sociais e econômicos através de produtos e serviços,
  • informar e capacitar consumidores,
  • ser um bom empregador para todos,
  • minimizar tanto quanto possível os impactos ambientais associados ao negócio
  • e desempenhar um papel ativo na regeneração econômica e social nas comunidades

* Texto parcial, adaptado do artigo do RP Rodrigo Cogo – Conrerp SP/PR 3674 - Gerenciador do portal Mundo das Relações Públicas. O texto todo estará no portal depois de 05/12.

Nenhum comentário: