terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Dicas e recomendações para a Comunicação Corporativa superar a crise

O Universo RP do Flávio Schmidt, trouxe esse artigo que é como um oásis para nós, comunicadores, nesse momento em que a crise anunciada começa a fazer movimentos e estragos.

Dentre os conselhos, seguem alguns que selecionei:

Interprete o cenário corretamente
Não é apenas o cenário da crise que você deve entender, é o cenário de como sua empresa está inserida nesse contexto. Comece internamente, buscando saber tudo sobre essa situação desde a matriz até as filiais mais estratégicas em outros países. Analise o ambiente da empresa e cheque como está se comportando seu público interno.

Coloque foco no comportamento corporativo e não na comunicação corporativa
Num momento como esse, é essencial que as empresas entendam suas próprias vulnerabilidades. A comunicação corporativa deve ser o catalisador para atualizar o perfil de risco da empresa e orientar os gestores para as piores questões que virão inevitavelmente tanto da mídia quanto de outros setores.

Prepare-se estrategicamente
A partir dessas informações levantadas, desenhe um plano de ação dirigido a todos os seus públicos estratégicos. Defina as mensagens prioritárias que a empresa quer transmitir e o que cada um dos públicos espera ouvir de sua empresa.

Use o CEO de forma absolutamente estratégica

A pesquisa da Ketchum mostra que os influenciadores querem e esperam que os CEOs estejam presentes na comunicação da empresa..

* Leia o artigo todo, aqui

Nenhum comentário: