quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Feedback 3.0

Lendo o blog Trendwatching, vi que ele classifica o feedback nas três situações, simplificadas por mim:

Feedback 1.0 - é o tradicional que conhecemos, os consumidores reclamavam e não havia interesse em ouvir as reclamações, nem fazer algo para mudá-las.

Feedback 2.0 - é o começo do diálogo entre marcas/empresas e clientes. Elas já param para ouvir o consumidor, mas ainda não falam de volta. Porém, buscam solução.

Feedback 3.0 - as marcas/empresas participam da conversa,há finalmente um diálogo, mostram seu lado no fato, pedem desculpa e partem imediatamente para uma solução que satisfaça o consumidor infeliz.

Como exemplos de feedback 3.0, em que a opinião ou crítica do consumidor é levada em conta, eles citam a Starbucks, e a Dell.

Um comentário:

Mauro Segura disse...

Marcia.
Adorei essa classificação de níveis de feedback, ou melhor, de níveis de diálogo. Ao ler essa classificação, eu me lembrei de um programa da IBM chamado Innovation Jam, que é um enorme brain-storm virtual e que se conecta muito bem no nível máximo de feedback que podemos imaginar. Dá uma passadinha no link abaixo que resume muito o conceito do programa. Eu fui o líder do Innovation Jam 2008 no Brasil e foi uma experiência espetacular. Abcs.
http://www.ibm.com/developerworks/blogs/page/ctaurion?tag=InnovationJam