quinta-feira, 6 de setembro de 2007

Beacon Communication

Assistindo agora pouco o programa As culturas do Consumo, na Management TV, que hoje teve um olhar sobre o Japão, deparei-me com uma curiosidade. Duas na verdade.
Os japoneses possuem lados díspares, os que possuem muito dinheiro e dos que possuem pouco..parece não haver meio termo como aqui. Gastam de 70 a 90% do que recebem em marcas e muitas vezes, não possuem espaço para guardar seu consumismo, pois moram em um cômodo só.
E, como todos os setores são analisados foram parar na agência Beacon Communication, que me levou à segunda curiosidade. A agência que é uma fusão da Léo Burnett com a Dentsu, desde 2001, possui andares inteiros distribuídos em equipes que trabalham segmentadas.
Explico, há equipes que desenvolvem anúncios para família toda, de bebê à avós e ficam só em um andar. E nesse andar, eles têm tudo, até cozinha. Sim, porque vamos imaginar que criarão um anúncio com caldos Knorr, lá vai sua diretora de arte, fazer o produto, experimentá-lo, para ter mais informações para sua criação. E assim, nas áreas de beleza e etc.
O Diretor da Beacon, na entrevista um japa com nome espanhol (infelizmente não gravei), diz que as regras lá são que só podem trabalhar até as 22h00 (costumam emendar dia e noite, pois se compromentem com dedicação antes do resultado) e sair na noite para viver mais experiências que possam trazer para à agência.
Interessante, é uma criação baseada em experimentos reais e não empíricos ou brifados, como costumamos. ;*

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