Meu querido colega RP, o Rodrigo Cogo - Mundo RP, esteve presente no evento sobre web 2.0 que divulguei outro dia, e teve a gentileza de compartilhar o evento conosco na lista de discussão do grupo.
Tomo a liberdade de trazer aqui, um trecho das impressões de Rodrigo sobre uma apresentação em especial, porque diz respeito a nós RPs:
"A relações públicas Thiane Loureiro, da Edelman Brasil, abordou a ocorrência de crises para a marca das organizações através de canais interativos. A própria ausência da empresa na web já seria um início de conflito, porque como o consumidor quer participar das decisões, a interação da internet precisaria estar sendo estimulada. "Usar os canais colaborativos é uma decisão sábia e as empresas não se deram conta", apontou. Esta inserção na rede deve levar em conta o que chamou de "regra do 1%", em que de cada 100 usuários apenas um cria, sendo que 10 interagem e 89 observam, num panorama que tende a ser alterado no futuro.
Para a web 2.0, ela apresentou o PR 2.0 (public relation), em que as ações não são publicidade, mas sim estratégia como pilar da integração off e on-line, fazendo-se monitoramento e prevenção permanentes, com criação de manuais de conduta e treinamento de executivos para esta interface.
Para Thiane, a preocupação das organizações na atualidade está na diferença de percepção das pessoas comuns para o que seja crise, sendo que as fontes de informação são incontáveis. De toda maneira, o profissional também conta com outras ferramentas, como a possibilidade de identificação de problemas potenciais pela observação frequente de blogs, fóruns, listas e comunidades do tipo "eu odeio", numa atitude pró-ativa.
"Se a crise ocorrer mesmo assim, as primeiras 24 horas são fundamentais", alertou.Uma das formas de agregar a equipe para estruturar um comitê interno de gerenciamento é instaurar um wiki, em que todos vão construindo e projetando a realidade e as reações. Sites pós-crise também vêm sendo usados, podendo ficar por anos no ar alimentando notícias e evitando novos boatos."
Um comentário:
Obrigada por nos citar no seu blog. Empresas ainda estão pouco preparadas para crises e ainda menos preparadas para o mundo online. Vamos esperar e ver quem de fato de estabelece na Web. Aí o mercado terá outra cara e as corporações vão começar a atuar de forma mais eficiente. Não deixe de acompanhar o nosso blog (www.edelman.com.br). Abraços
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