Está acontecendo essa semana, o Festival da Propaganda Mundial em Cannes, na França.
Mais do que meramente disputar Leões de Ouro, Prata e Bronze, nas categorias: mídia impressa, eletrônica, web, social.. e todas as midias que compõem o universo de publicidade e propaganda, as cabeças pensantes da área também discutem o cenário mundial do meio.
Uma das palestras foi de James Clifton, da Agency.com, segundo o MM online a " Agency.com é uma empresa interativa full service com onze unidades em três continentes (ainda não está presente oficialmente na América Latina) que atende clientes como 3M, ABN Amro, British Airways, eBay, CNN, T-Mobile e HP."
Cliffton faz uma análise da mudança do perfil dos consumidores, focando principalmente no consumidor que usa e abusa da tecnologia e já não se deixa enganar por alguns clichês e conceitos da publicidade e propaganda.
Ele conceitua esse público de "uploaders".. seriam os atualizadores, os formadores de opinião na internet e fora dela, que têm seu próprio discurso e sua visão de produtos e serviços. "Os Uploaders são os informantes da era digital e isso só vai aumentar, porque para quem nasce agora, tecnologia não é nada além de... tecnologia", preconiza. Apurações da Agency.com apontam que os "Uploaders" têm 30% mais fontes de informação que as outras pessoas; ficam 50% mais tempo online que as demais (o que pode gerar um debate interessante sobre como as idéias da Agency.com se aplicariam ao Brasil, país com a maior média mensal de navegação do mundo); são mais participativas em atividades sociais mesmo no ambiente offline e, especialmente, têm um interesse muito maior do que o resto da população em mídia e entretenimento. "Se uma empresa conseguir juntar fãs da marca com consumidores críticos, ela terá uma vantagem única. Os Uploaders são muito persuasivos".
No mais, seu discurso reforça que é importante e vital para a marca ou produto, ter uma comunicação clara e eficiente com todos e manter o compromisso dessa comunicação.
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