Estive ontem, dia 06/12, em Itú no Café com Sustentabilidade, um encontro da Pepsico com blogueiros de temas variados: de cozinha, moda, comunicação à sustentabilidade. São eles no twitter: @pepsicobrasil @cybelemeyer @evandrocesar @sustentabilizar @maitelemos @aquinacozinha @blogdati @cozinhapequena @mabegalli @alinekelly @lidifaria @tuliomalaspina @vanerodrigues @virts @mundodastribos @samegui @gnsbrasil, eu a @marciaceschini. No encontro também estavam Mônica Kleina, Relações Públicas e do Departamento de Comunicação e Reconhecimento da Pepsico, Rafael Sustentabilidade Pepsico , Talita -menor aprendiz da Pepsico, Adriana Souto da Souto Crescimento de Marca, Cyntia Dalvia, jornalista para a Pepsico e Suzana Gonçalves da Agência Ideal agência da Pepsico para mídias sociais.
O interesse da Pepsico é criar e divulgar a prática da sustentabilidade em todos os públicos que a formam em sua cadeia produtiva, desde os fornecedores das matérias primas até o consumidor final, conforme nos disse Andreza Araújo, Gerente de Sustentabilidade da empresa na América Latina.
Para o público interno e internautas, a empresa criou a Gincana Sustentável. Já com os fornecedores agrícolas a equipe de sustentabilidade vai até eles ensinando práticas sustentáveis e
economicamente viáveis ao processo.
Durante a visita na fábrica, conhecemos a produção da Ruffles e soubemos dica interessantes como: a batata é utilizada no máximo até 12 horas que chega do produtor, depois disso é descartada; a cada uma hora eles fazem testes de qualidade das batatas; todos os descartes como cascas, e defeitos são vendidos para outras indústrias que os transformam em ração animal.
Sobre novas ações de sustentabilidade, Andreza nos contou que conheceu uma casa na Colômbia, feita com embalagens snacks e vão utilizar a ideia em um projeto piloto em 2011. Mais detalhes sobre o projeto?Aguardemos a Pepsico ;D
* Aqui o momento em que nos preparamos para conhecer a produção. Primeira equipe de 10 pessoas: Evandro, Virts, Juliana, eu, Sam e Cybele. Tinha também o Paulo e o Rafael da Pepsico que não estão na foto.
4 comentários:
Marcia, achei interessante a proposta e realmente esse é o caminho para a sustentabilidade, o envolvimento e conscientização de todos na cadeia de relacionamento.
Só fiquei pensando, sobre as batatas descartadas o que é feito dela?
Ficaria mais interessante se dessem também algum destino, como reaproveitamento em outra linha de produto, em fim não simplesmente
descartada.
E como será a continuidade das ações pós gincana, existe alguma plano para tal?
Gostaria de ter visto isso, e esse Café com Sustentabilidade não existe por aqui, na região de Campinas?
Acredito que tenha sido uma boa experiência, não?
http://allaboutt.wordpress.com/2010/12/06/gincana-vida-sustentavel-pepsico-visita/
Também estive por lá!
Abraços
Olá Teresa e Fábio. Obrigada pelos comentários.
Teresa, eles descartam a batata na produção, mas são vendidas juntos com as outras com defeito para fornecedores de outras cadeias produtoras, como fabricantes de ração animal.
As ideias de sustentabilidade continuarão com o público interno e fornecedores.. já com internautas eu não tenho informação.
Não tenho informações sobre continuidade do café com sustentabilidade. Vou mandar um email com o link do seu comentário para os organizadores.
Abraços
Fábio, vou visitar seu link agora mesmo.
Oi Márcia.
Tudo bom?
Sustentabilidade exige transparência. As empresas estão caminhando para isso, mais do que nunca. O RP, não preciso nem dizer, tem papel fundamental nessa questão.
Pq? Bom, a informação é a maior carência do consumidor. Trabalhar para que o consumidor realize uma compra consciente pede um alicerce mais sólido do que somente publicidade.
Abraço,
Edu
RP em Questão
Postar um comentário