Passei minha infância ouvindo ditados populares. Quem é caipira sabe o reflexo que isso tem na vida da gente. Um apego danado a estas frases feitas que tão bem resumem a sabedoria do povo. Os gurus do marketing que me perdoem, mas acho que elas são imbatíveis e na maioria das vezes ajudam mais que os tantos manuais da vida empresarial que existem por aí.
Outro dia recebi, via email, uma consulta a respeito da pesquisa em comunicação corporativa. Foi quando resolvi misturar alhos com bugalhos e selecionar alguns ditados para esclarecer minha opinião.
6. Quem tudo quer, nada tem.
Um dos fenômenos comuns na área de pesquisa é o “já que”. Já que vamos perguntar isto, que tal mais aquilo. Já que vamos medir a satisfação dos funcionários, porque não perguntamos sobre voluntariado? E, aproveitando o campo, por que não pesquisar também sobre o novo plano de saúde?... Isso não funciona!
Em pesquisa, como aliás em qualquer processo metodológico, é necessário definir um objetivo. Portanto, ao realizar o planejamento, feche o foco. Quanto mais dirigida e aprofundada for uma pesquisa, maior a probabilidade de ser bem sucedida.
* este material foi escrito pela relações públicas Suzel Figueiredo, pesquisadora pós-graduada em Pesquisa de Mercado, Mídia e Opinião/ESPM-SP e mestranda em Ciências da Comunicação/ECA-USP. Ela é diretora da Ideafix Estudos Institucionais e coordenadora do Instituto Aberje de Pesquisas. Contatos pelo suzel.figueiredo@ideafix.com.br .
** esta é uma postagem em rede, então, pra continuar sua leitura, leia a sétima e última parte no ComunicaçãoEtc . Veja que este post tem o sexto dito popular: o primeiro você encontra no blog O Cappuccino , o segundo está no blog Gecorp , a terceira parte está no blog Ser.RP , a quarta leia no blog Clube do RP , o quinto dito está no blog Comunicação Empresarial
2 comentários:
Vindo da parte 5 indo para a parte 7.
Vou fazer igual à algumas pixaçoes que vejo por aí: Estive aqui!!
Agora tô indo para o próximo Post!!
Juliano Melo.
Postar um comentário