quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

O Twitter acabou com os blogs?

Eu tenho pensado muito nesse assunto ultimamente, e a revista Proxxima deste mês traz uma matéria sobre o Twitter ter ultrapassado o blog.

A matéria em linhas gerais esclarece que não, um canal não suplanta o outro, eles podem e devem existir como complementos. No twitter por exemplo, você não deve dividir sua opinião em vários posts para não poluir a timeline do seu seguidor, o blog é o canal para isso.

Outra matéria sobre redes sociais complementa a informação dizendo que mídias sociais é assunto para especialistas e não para estagiários heavy users. Pois a utilização deve ser feita com planejamento e objetivos e não achismos e experimentações.

Eu, devo assumir que a linha "menos é mais" do twitter me encantou sim (apesar de ter resistido a ele por um bom tempo) e considero mais atrativo twittar do que blogar. Mas não consegui largar de tudo o ato de blogar.

6 comentários:

Consultoria de Marketing Digital disse...

Realmente não vejo o Twitter acabando com os blogs. Ele consegue apenas ser mais rápido. Pode ser que o tempo destinado a blogar tenha diminuído diante da necessidade rápida de escrever. Mesmo assim, o Twitter é fonte de links e canal divulgação para os blogs.

@josetelmo

Vívian Freitas disse...

Acho que todos nos perguntamos sobre isso em algum momento...
Eu penso que o twitter é um ótimo complemento para o blog.
No twitter nós podemos soltar idéias rápidas aqui e ali, mas é no blog que elas se unem para uma reflexão maior. Além de o primeiro ser uma ótima fonte de divulgação para o segundo.
Também me apaixonei pelo twitter, e gasto mais horas nele do que em minha página pessoal. Mas quando a inspiração vem, é pro blog que eu corro.

Beijos,
@vihfreitas

Ocappuccino.com disse...

Com certeza não acabou. Mas já li pesquisa que afirma que 56% dos usuários que começaram a utilizar o twitter diminuiram sua atualização e uso dos blogs. Isso é fato, hoje as as pessoas não leem mais seus feeds e sim os links do twitter. Mas os dois são complementares, para divulgar o conteúdo do blog ou para aumentar o tráfego.

MATEUS

Marcia Ceschini disse...

José Telmo, Vivian e Mateus obrigada pelos comentários.
E todos concordamos que uma mídia não mata a outra, mas serve como apoio né.
E como a migração nesse momento está no twitter é normal que os 140 caracteres predominem, né?
Abraços

Cibele Silva disse...

Não matará e sim sempre uma complementará a outra - até mesmo os blogs, eles são bem masi divulgados com o twitter... um blog q depende somente de feed para as pessoas lerem realmente terá mais visitas, mas se tiver o leitores do twitter ganhará mais acessos.

Abraços,
Belle
@blogabordo

Plataforma RP disse...

É isso aí... O Twitter não irá acabar com o blog. Um complementa o outro.
No Twitter só temo 140 caracteres, não tem como dizer tudo lá, é bacana, é legal, mas não substitui.

Plataforma RP