sexta-feira, 4 de julho de 2008

Branding é estabelecer relacionamento

* Rodrigo Cogo

Marcos Machado, sócio-diretor da Top Brands Consultoria e Gestão de Marcas e professor da ESPM/SP, aponta ser inegável o poder das marcas em agregar valor como ativo competitivo, embora reconheça que isto não está claro para muitas empresas. Para ele, as marcas fazem parte deste processo de atender necessidades de uma maneira mais completa; adequado, portanto, às novas exigências de um mercado cansado com a saturação das mídias e integrado por cidadãos mais críticos e propositivos. “O empresário brasileiro ainda é muito voltado para retornos a curto prazo. É uma pena para a economia nacional”, avalia, relatando resultados de sua dissertação de mestrado onde comparou a percepção dos gestores de multinacionais com os gestores nacionais sobre a importância da marca em suas organizações. O professor conceitua branding como um conjunto de atividades que visa a otimizar a gestão de marcas de uma organização, envolvendo design, pesquisa, naming, proteção legal, gestão de produto, preço, distribuição e comunicação e ainda avaliação financeira.
brand equity representa a capacidade de se obter, com uma marca, resultados diferentes daqueles que se obteria se o mesmo produto ou serviço não fosse identificado por aquela marca. É uma soma de utilidade econômica e funcional do bem com seu valor agregado e intangível. “Branding é uma mudança de postura, um ajuste fino de atividades que sempre foram realizadas. Como não tem este caráter revolucionário, não é um modismo. É uma crença bastante forte na agregação de valor, em tocar o coração das pessoas”, posiciona.

* Texto parcial e especial para o Oras Blog!, com cobertura do RP Rodrigo Cogo – Conrerp SP/PR 3674 - Gerenciador do portal Mundo das Relações Públicas.
O texto todo estará disponível no portal a partir de 07/07.

Nenhum comentário: