terça-feira, 27 de julho de 2010

Mídias Sociais: o começo ou o fim da mídia?

Com esse título provocativo a APP Bauru*, realizou hoje um fórum de debates sobre os novos caminhos da mídia.

Ao chegar no SENAC, sede do evento, descobri que a palestra seria transmissão simultânea da APP São Paulo. Na verdade, é o 20º Fórum de Debates organizado pelo APP (Associação dos Profissionais de Propaganda)e ocorreu no auditório do Grupo de Mídia de São Paulo.

Os debatores foram:
  • Jorge Did - Diretor do Google
  • Cris Rother, Diretora Executiva do Ibope Nielsen Online;
  • Brenda Fucuta, Diretora do Núcleo de Comportamento Feminino da Editora Abril;
  • Felipe Santos, Diretor de Mídia Digital da agência Africa e Membro da Divisão de Comunicação do Grupo de Mídia;
  • Maurício Tortosa, Consultor

    O debate iniciou com uma breve exposição de Cris Rother, sobre alguns dados do Ibope:
    - O Brasil tem 103% de crescimento na internet
    - 86% de penetração nas redes sociais, ficando atrás da Austrália e Itália, países mais atuantes nas redes sociais
    - As classes C, D e E representam 51% nas redes sociais
    - A palavra que representa essa nova mídia é share - vivenciamos a cultura do compartilhamento

    Em seguida tivemos a fala de Felipe Santos, da África. Ele focou mais em sua experiência com o Facebook, a mídia que mais se destaca nos EUA.
    Achei interessante que ele contou que o Facebook surgiu como informação local e com o objetivo de conexão. Sei bem que Mark Zuckerberg criou o Face, para os amigos de escola.

    Bruna Fucuta, foi a próxima com o case Capricho da Editora Abril. Mostrou como as mídias sociais ajudaram e tem ajudado a publicação bater o recorde de tiragem dos anos 90.
    OBS: meu único senão da palestra. Bruna não parece vivenciar o ambiente das mídias sociais na Abril. Posso estar enganada.

    Jorge Dib, um dos bons debatedores do dia, falou do poder do usuário nas redes sociais, da produção de conteúdo pelo usuário e que a informação se transforma em indicação e como consequência, relevância nas redes.
    Dib chamou a atenção para tomarmos cuidado com o nível de propaganda nas redes, devemos ser o menos invasivo possível para não perder audiência/usuário ou seguidores.Ele sugere que as ações criadas sejam interativas, com a opção do usuário passá-la para a frente ou não e deu exemplo da ação no Orkut, com propaganda quando ele faz o log off da conta. Essa ação deu um excelente resultado e o Google/Orkut está sem espaço para novos anúncios até o final do ano.

    Maurício Tortosa, que para mim, junto com Jorge Dib foi o melhor debatedor do dia, falou sobre fatores como privacidade nas redes, a influência que o consumidor exerce sobre percepção de marca e a fragmentação da mídia pelos novos modelos.
    Tortosa citou que nas redes sociais, o principal é a necessidade de engajamento da marca com seu consumidor (love brand) e que as marcas devem agir com inteligência de marketing social, monitorando, analisando e tendo insights.
    A última explanação de Maurício foi sobre as três variáveis que imperam nas mídias sociais: 1- quantas pessoas são atingidas/impactadas pela informações; 2 - a credibilidade que se adquire nas mídias sociais e 3- a relevância que a soma dos dois fatores resultam.


    O evento foi o primeiro simultâneo da APP Bauru, mas sugeri ao Diretor Edmilson Cabelo, que em um próximo realizemos debates locais com o público participante.
    Outro detalhe legal do evento é que foi beneficente, a entrada foi um kilo de alimento não perecível.

    Quero mais palestras!


    * O site está sendo reformulado.

terça-feira, 13 de julho de 2010

A internet e nossos filhos

Participei hoje, a convite da Sam Shiraishi, do chat com a apresentação do Bruno Rossini, da empresa de tecnologia Norton Brasil, sobre estudo que realizaram a respeito da navegação das crianças.

A pesquisa Norton On Family 2010, foi realizada em 14 países, entre eles o Brasil, com 2.805 crianças de 8 à 17 anos; 7.065 adultos, dos quais 1.667 eram pais de crianças na idade pesquisada.

Os dados são alarmantes, se pensarmos que as medidas preventivas são simples de serem executadas: muito diálogo, conversas sobre perigos reais da internet e acompanhamento constante das navegações dos filhos. E é claro, o bom e velho limite.

Alguns dados:
- As crianças passam em média 1,6 horas/dia navegando em sites, joguinhos ou em programas de mensagens instantâneas. As crianças brasileiras passam 18,3h/semana on line.

- Apenas 52% dos pais disseram que sabem mais ou menos o que seus filhos veem na internet.

- 62% das crianças já tiveram má experiência na internet

- 1/3 das crianças sentem medo, frustração e preocupação com o que vêem na internet

- 87% deles diriam aos pais se acontecesse ameaça física, porém 84% não contaria nada se sofresse ameaças on line

As dicas que o estudo dá para os pais, vai muito de encontro ao bom senso das famílias e o uso da internet por nossas crianças:

- Converse muito com seu filho sobre os perigos reais

- Só permita que adicione quem ele e você conhecem

- Certifique-se que ele lhe dirá se alguém on line quiser conhecê-lo pessoalmente

- É importante que seu filho confie e lhe conte tudo e saiba que pode contar com sua ajuda e compreensão

- Monitorar telefonemas e contas de telefones

- Não proibir o acesso às tecnologias

Parece simples, mas infelizmente tem pai que não se atenta. Fique de olho.

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Comunicação Interpessoal e Construção de Relacionamento

E a Alertese traz mais um curso com Chana Vasco. O tema desta vez é Comunicação Interpessoal e Construção de Relacionamento.

O evento será no próximo dia 17/07, em Belo Horizonte - MG.


Serviço:
Comunicação Interpessoal e Construção de Relacionamento.
Data: 17/07
Horário : 09h as 16h
Local: Espaço cliente da Alertse Qualificação Profissional – Rua João Gualberto Filho 1351/ 403 – Cidade Nova - Belo Horizonte

Investimento: R$ 440,00 - Desconto de 50% para conveniados e 30% para estudantes de entidades não-conveniadas

* Dica via release da Alertese

segunda-feira, 5 de julho de 2010

No livro de Paulo Nassar

"Comunicação Todo Dia" é o título do novo livro e foi editada em conjunto pela Companhia Editora Nacional e Lazuli Editor.

Na obra, Nassar retoma 80 artigos publicados na revista eletrônica Terra Magazine entre abril de 2006 e abril de 2009, sempre na tarefa de aliar teoria e prática.

O tema divididos em duas partes:
1- Comunicação e Cotidiano: Política, Publicidade e Comportamento, Jornalismo e Ética e Economia
2- Comunicação Empresarial - estão os impasses da comunicação corporativa, os dramas das crises políticas, o lobby, a mestiçagem, a reputação, a memória, a publicidade, a comunicação pública e o jornalismo.


Serviço
Data: 14/07/2010
Horário: a partir das 18h30
Local: Livraria Cultura do Conjunto Nacional - Av. Paulista, 2073 - piso térreo

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 11-3662-3990 com Nara Almeida, ou ainda pelo e-mail nara@aberje.com.br.

* Dica de Rodrigo Cogo, via Mundo RP