terça-feira, 22 de setembro de 2009

Twalkin


A sempre antenada e referência em internet, Rosana Hermann está no Twitter Conference em Los Angeles e passa as novidades via twitter.

Uma das informações de @rosana é que o próximo passo do Twitter é ser um novo aplicativo para conversação, o Twalking. O twalking é uma mistura de twitter + talking.

Os teste em beta começam em outubro, o link para quem estiver curioso é este: http://twalk.in/

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Profissional Inovador

Segundo os especialistas Dieter Kelber, diretor-executivo do Insadi - Instituto Avançado de Desenvolvimento Intelectual - e Felipe Scherer, professor da ESPM/RS e sócio da Innoscience Consultoria em Gestão da Inovação, as sete características do profissional inovador são:

  • Querer é o primeiro passo para inovar. Se temos a convicção ou sentimento que somos inovadores, devemos procurar estar sempre onde existem as condições para que nos desenvolvamos nessa direção.
  • Ter curiosidade, possuir uma mente aberta, aceitar correr riscos, ser persistente e flexível são características desse tipo de profissional.
  • Ser inovador não é pura magia. A boa idéia nasce da combinação da observação ou do conhecimento. Conhecer o passado, olhar o presente e pensar (antever) o futuro são ingredientes que fazem surgir às boas idéias.
  • Busque definir sua Estratégia de Inovação, esclarecendo os tipos e as temáticas desejadas.
  • São três fatores: oportunidade/problema + criatividade + conhecimento. Aí é que a capacidade criadora entra em ação pela busca de novas alternativas em relação às propostas existentes no mercado.
  • Utilize os relacionamentos para gerar e desenvolver as inovações.
  • Se você tem essa personalidade, o ideal é buscar empresas onde a prática da inovação é uma realidade. Idéias que não podem ser postas em prática trazem frustrações.

    * Fonte: newsletter Administradores

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Palestra com David Smith

Acontece dua 18/09, na FIT- Faculdade Impacta Tecnologia - a palestra com Brasil David Smith , Diretor de Pesquisa da Gartner Research, líder mundial em pesquisas na área de Tecnologia da Informação, para falar sobre "Using Consumer-Grade Software in Enterprise Social Computing- Usando redes sociais em empresas .
O evento acontece na sede da FIT, na próxima sexta-feira, 18 de setembro, às 9h e tem a entrada simbólica de um quilo de alimento não perecível.

Serviço:
Palestra "Usando redes sociais em empresas"
Data: 18 de setembro de 2009
Horário: das 08h30 às 10h30
Entrada: 1 kg de alimento não perecível
Inscrições: pelo site
Local: FIT - Faculdade Impacta Tecnologia - R. Arabé,71 - Vila Clementino (Próximo ao metrô Santa Cruz)

* Dica de Rodrigo Cogo, via Mundo RP

Permanente estado de reinvenção define a internet

* Rodrigo Cogo

Rodrigo esteve no Digital Age, em São Paulo, nos dias 26 e 27/08 e fala sobre ass mudanças no marketing a partir das interações digitais, as novas métricas de avaliação de desempenho na comunicação online e as múltiplas telas de relacionamento abertas com a tecnologia.

Steve Rubel -vice-presidente e diretor de Insights da Edelman Digital, deu início ao segundo dia de atividades para estabelecer as cinco maiores tendências digitais. Uma delas diz respeito ao uso da internet como intermediadora da resolução de problemas e como expressão de identidades, sobremaneira em plataforma de redes sociais. Com isto, ele indica ser necessário auditar os pontos-de-vista postados online e a partir dos insights construir relacionamentos com embaixadores digitais preparados para engajar e ágeis para tomar decisões. Outro ponto destacado foi a aglutinação das mídias, que se põem em permanente estado de reinvenção, e por isto é um ecossistema que deve ser visto com maior abrangência. Por extensão, cresce o espaço de curadoria de conteúdo por nichos. “Menos é o novo mais”, menciona o executivo, comentando que a sobrecarga de informação leva à necessidade de simplificação e objetividade. A atenção é cada vez mais seletiva. Diante disto, sugere providenciar conteúdos úteis. Para encontrar o que é interessante para cada indivíduo ou grupo, basta “semear” a discussão nas redes sociais e agir. A quarta tendência apontada não tem tradução ­ seriam os “corporate All-Stars”, termo para designar a identificação e engajamento de pessoas influentes na trajetória da organização, tornados representantes das marcas e disseminadores da interação e de uma postura de ouvir. Por fim, Rubel falou do poder de atração, ou seja a relevância e a periodicidade de conteúdos como determinante para garantir que seja encontrado nas buscas e para conquistar a atenção das pessoas.

Na opinião do diretor, há uma aproximação cada vez maior entre relações públicas e serviços de atendimento ao cliente, porque são áreas centradas no estímulo, recepção e resposta a interações de públicos. Trata-se de uma nova perspectiva de marketing, que compreende as sensações correntes para impulsionar as estratégias de diálogo, que depois podem desembocar em vendas efetivas. É o desafio da mobilização aliada a um modelo de negócio com geração de receitas, porque mídias sociais lidam com reputação e o restante viria como conseqüência. Afora isto, ele assinala que a comunicação não é a solução para maus produtos e serviços ­ e isto fica evidenciado nas redes. Os discursos inconsistentes não se sustentam mais.

MÉTRICAS ­ Gian Fulgoni, chairman e co-founder da ComScore, assinala que em 2008 foram investidos nos EUA US$ 168 bilhões em mídia, com prevalência para criação e sustentação de marca (branding) sobre a busca de resposta direta. Deste montante, 26 bilhões foram investidos em canais online, invertendo o foco: a resposta direta ganha sobre o branding. O desafio, segundo ele, é exatamente conquistar maior fatia para construção de marca na rede, para o que é preciso ir além do banner e do clique. Há uma aprendizagem para ser alcançada pelas agências e veículos online, com planejamento menos pontual e mais abrangente.

Fábia Juliaz, do Ibope/Nielsen, aponta que há uma redução evidente do gap do desenvolvimento tecnológico e do avanço e amadurecimento de mercado entre países desenvolvidos e periféricos. O Brasil é líder em tempo de uso da rede e qualidade e diversidade da interação, afora a abrangência de classe social. O chamado “prime time” da internet desenrola-se durante o dia inteiro, com queda apenas nas noites. A melhora da infra-estrutura no país também contribui com este panorama, porque a banda larga garante maior qualidade de acesso, ainda mais em conteúdos audiovisuais. Débora Wright, da IPSOS, destaca que o centro de todos os estudos deve ser o indivíduo, que interage com todas as plataformas mediáticas e tecnológicas. Cita Peter Sloterdijk para afirmar que a fluidez das espumas assemelha-se ao comportamento humano e ensina como lidar com os paradoxos da velocidade, da hipercompetição, da impermanência e da info-obesidade. Para ela, é preciso ainda considerar a volatilidade das identidades, que determina a reorganização da comunicação diante de um multivíduo que desempenha vários papéis no mesmo ou em vários instantes. “Multi é a palavra: multiinteresse, multidisciplinaridade, multiplataforma”, ressalta Débora.

Como interatividade pressupõe novas visões de tempo e espaço, pode-se colocar em questionamento as métricas ligadas à quantidade de horas de uso de determinado canal. O que passa a ser relevante é a qualidade da absorção e engajamento da pessoa. Na convergência e na transitoriedade das mídias, o poder da seletividade é uma característica que traz desafios para medir performances. Se há múltiplas internets, fica em aberto quais as novas métricas para abordar situações diversas, como a importância de determinar o poder de mobilização. “Inserir indivíduos numa massa comum de dados é algo indecente”, manifesta Juliaz. A grande busca é como os indicadores se combinam a partir de agora para dar as respostas desejadas.

RACIOCÍNIOS - O gerente geral da Ogilvy Interactive, Michel Lentz, fez um apanhado de raciocínios essenciais para discutir as novas competências em comunicação. Ele destaca que o decisor nas organizações não dá mais conta do volume de opções e caminhos a tomar, sobremaneira porque agora é importante olhar interações e não número de cliques. A atenção de alguém em tempo de sobrecarga informativa é muito difícil, porque vem junto a escassez do tempo. Daí que, quando se pensa em construção de marca e em conquista de “share of mind”, percebe-se que a questão mudou para obter atenção e tempo do indivíduo, o que se chama hoje de “share of time”. Aliás, para Lentz é muito sensível esta apropriação do “idle time” ou tempo livre, diante do uso da TV digital e das aplicações e conteúdos móbile, ou mesmo em canais como o Twitter.

Neste sentido, Mário Andrade e Silva falou das experiências da Nike, que busca fidelização através da proposição de uma comunidade com ampla oferta de serviços. A base do projeto Nike Plus contempla exatamente o incentivo à auto-estima, à saúde e à competição positiva. Com isto, apela para a vontade de fazer parte, de estar integrado a algo. Ele aponta a preocupação com a entrega de valor na comunicação, para que não se erre muito e se corrija rápido. A condição “beta” da rede não pode deixar de lado eventuais prejuízos à reputação de seus “testes”. As métricas disponíveis no mundo virtual são insuficientes, porque não conseguem abranger as individualidades ­ ainda que comprovações quantitativas sejam importantes para validar os investimentos junto ao setor financeiro ou aos acionistas. Segundo Andrade e Silva, a internet é feita de propagação de idéias e estímulo a diálogos, e o apelo comercial é muito sutil, sobremaneira nas redes sociais. Já a Fiat representa uma indústria com estrutura conservadora e praticamente imutável nos últimos 100 anos, como manifesta seu diretor João Ciaco, o que dificultava um pouco a inserção de novos canais e uma nova visão de cosumo conectada ao cultivo de relações. As inovações vieram na engenharia e no design, e agora chegaram ao PDV e a propostas de experiência, que incluem até mesmo uma construção de desenho colaborativo de automóvel. A Fiat gerencia e brifa em conjunto 12 agências no país, das mais diversas competências comunicativas e a preocupação é encontrar os interesses do indivíduo, esteja onde estiver. A internet vem recebendo 15% do orçamento de mídia da montadora italiana no país. “O consumidor não é o fim, é meio, e é nele que está a convergência, não nas mídias”, pontua Ciaco.

Carlos Werner, da Samsung, destacou o alargamento do conceito de prestação de serviços, que ultrapassa muito a noção de atendimento ao consumidor ou de assistência técnica. O foco agora é o envolvimento das pessoas com conteúdo relevante, porque atrativo e útil. A internet em múltiplas telas ajuda no esforço da encontrabilidade das informações corporativas, fator fundamental numa época de atenção difusa e, ao mesmo tempo, de urgência e impaciência das pessoas.


* Texti do RP Rodrigo Cogo ­ Conrerp SP/PR 3674 - Gerenciador do portal Mundo das Relações Públicas

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

10o Encontro ABRP Comunicação Digital


Acontece dia 12/09, na FECAP em São Pauloo encontro da ABRP, com o tema: Profissionais estratégicos para uma nova realidade de comunicação.

Entre os palestrantes estão:

Beth Saad
Carol Terra
Eduardo Vasques
André de Abreu
Marcelo Coutinho

Clique na imagem para ampliá-la e obter mais informações.

* Dica de Rodrigo Cogo, via Mundo RP

Encontro do Profissional de eventos


Acontece dia 23/09, em São Paulo no Tívoli Mofarrej em São Paulo, o Encontro do Profissional de Eventos.

O evento é o 14o Evento Fácil Meeting e vai trazer além do Guia de Eventos 2009/10, palestras com profissionais da área e encontro com fornecedores.

Para saber mais, clique aqui.

* Dica de Rodrigo Cogo, via Mundo RP

O impacto da nova geração de redes sociais no mundo dos negócios

Acontece dia 21/09, o Seminário Info, com o tema: O impacto da nova geração de redes sociais no mundo dos negócios", em São Paulo.

Com os palestrantes:
  • Os 60 milhões de perfis do orkut - oportunidades e desafios -Alex Dias - diretor-geral do Google
  • Experiências exemplares de uso de rede social - Fiamma Zarife - diretora de serviços de valor agregado da Claro
  • Paula Bellizia - diretora de marketing e negócios da Microsoft
  • Roberto Agune - coordenador de inovação do Governo do Estado de São Paulo
  • Tiago Pinto - diretor de marketing da Nike
  • Por dentro do Twitter - Marcelo Tas - apresentador do CQC

    Os supertuiteiros:
  • Carlos Cardoso - escritor e blogueiro do Meio Bit
  • Cesar Paz - diretor-presidente da agência AG2
  • Walter Longo - vice-presidente da Young & Rubican

    A explosão das redes sociais
  • Carlos Arthur Werner - diretor de marketing corporativo da Samsung
  • Marcelo Branco - diretor-geral da Campus Party Brasil
  • Osvaldo Barbosa de Oliveira - diretor-geral de serviços online e consumo da Microsoft
  • Rodrigo Byrro - gerente de produtos da HTC América Latina

    Os direitos do consumidor na web
  • Horácio Belfort - presidente da Associação Brasileira dos Usuários de Acesso Rápido (Abusar)
  • Maurício Vargas - diretor do site Reclame Aqui

    As empresas no Twitter
  • Guilherme Paulus - presidente do conselho da CVC
  • Roberto Aloureiro - gerente de redes sociais da Tecnisa

    O segredo do sucesso do número 1 do Twitter
  • Camilla Menezes - responsável pelo Twitter do técnico corintiano Mano Menezes

    Monitoramento das mídias sociais
  • Alessandro Barbosa Lima - CEO da e.Life
  • Cassio Dreyfuss - vice-presidente do Gartner
  • Martha Gabriel - CIO da New Media Developers
  • Renato Meirelles - sócio-diretor do Data Popula

    As redes no celular
  • Claudia Woods - sócia e diretora de inteligência da Predicta
  • Massayuki Fujimoto - diretor de eBusiness do Citibank e Credicard
  • Terence Reis - diretor de mobile marketing da agência Wunderman
Serviço:
Twitter, Orkut, Flirck - O impacto da nova geração de redes sociais no mundo dos negócios.
Data: 21 de setembro de 2009
Horário: das 8h às 18h
Local: Blue Tree Towers Morumbi - Avenida Roque Petroni Jr, 1.000 Brooklin - São Paulo/ SP

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Interdependência está na base de processos comunicacionais vencedores

* Rodrigo Cogo

Rodrigo esteve no 2º Encontro Mega Brasil de Executivos de Comunicação Corporativa, realizado no dia 19 de agosto de 2009 no auditório da Vivo em São Paulo/SP e participou da palestra de Ricardo Guimarães, consultor e presidente da Thymus Branding, cujo tema era: “Interdependência ou Morte”.

O evento tratava dos processos de transição (globalização, fusão, aquisição, profissionalização de gestão) empresariais e pontuava as tomadas de decisões do mercado, seus ativos intangíveis, fatores que nestes momentos, estão sob intenso risco e pode-se esquecer da essência da organização. O grande esforço, segundo Ricardo Guimarães, é fazer que tudo possa, mesmo em mudança, continuar o mesmo.

Com a palavra Guimarães: " Como a empresa é um sistema vivo integrante de um ecossistema complexo, com o qual interage e do qual pertence, fica evidente a necessidade de desenvolver estruturas adaptativas rápidas diante de mudanças. A velocidade da atualização de processos no mercado é o novo indicador de êxito, ao contrário das padronizações da qualidade. “É a ampliação do entendimento de gerir uma dinâmica de relacionamentos”.

* Texto baseado no artigo do RP Rodrigo Cogo - ­ Conrerp SP/PR 3674 - Gerenciador do portal Mundo das Relações Públicas. O artigo completo estará disponível a partir da semana que vem, no portal.

Boletim RP em Ação de setembro

Já está disponível o boletim RP em Ação do mês de setembro de 2009. O Boletim é uma produção do Portal Mundo RP, do querido profissional Rodrigo Cogo.

As manchetes são:
  • Desafios do Profissional 2.0
  • ABRP-SP debate comunicação digital
  • As redes humanas de inovação
  • Chat ­ Ferramenta para um Atendimento Competitivo
  • IBC reúne grandes empresas para debater a gestão estratégica da comunicação interna
  • Fast News
  • Mercado em Movimento
  • Wilson Bueno desenvolve curso de auditoria de imagem
  • Dicas de Livros: Mídias e Consumo, Agromarketing e Webmarketing
  • O tripé da mudança
  • Seis cursos estão na agenda ABERJE de setembro
  • IMasters Intercon 2009 traz palestrantes internacionais

Se você não faz parte do cadastro, basta inscrever-se no item BOLETIM, no portal.