quinta-feira, 30 de abril de 2009

Cursos de captação de recursos

Comunicação e Marketing aplicado ao Terceiro Setor e Ações de Responsabilidade Social Empresarial
- 1ª turma (intensivo): 09 de maio – 09h às 17h
- 2ª turma (intensivo): 11 a 14 de maio - 19h15 às 22h15

Captação de Recursos e Elaboração de Projetos Sociais
- 1ª turma : 18 a 21 de maio - 19h15 às 22h15
- 2ª turma: 23 de maio - 09 h às 18h e 24 de maio - 09h às 13h

Os dois cursos oeferecem desconto: 30% para estudantes e 50% para instituições conveniadas (como o Portal Mundo-RP) e maiores de 65 anos;

Mais informações pelo 31 3047-8799/8797-8799 ou no blog da Alertese

* Dica de Rodrigo Cogo, via Mundo RP

Aprendendo a entregar o melhor da vida


* Rodrigo Cogo

Rodrigo esteve nos dias 14 e 15 de abril, no evento sobre marketing de experiência, organizado pela International Business Communications/IBC, integrante do Informa Group, em São Paulo/SP.

Rodrigo relata em seu artigo, as apresentações, neste blog resumidas de:
Jorge Nahas, diretor de Experiência da empresa O Melhor da Vida - acredita que o mercado hoje vive um momento especial. A economia da experiência é o afastamento da massificação, uma era de alta customização e geração de diferenciais. Ao mesmo tempo, vê-se os consumidores desejando expressar valores por meio do consumo, e por isto as marcas podem participar da vida de forma integrada, interessante e emocionante...). A empresa de Nahas criou então 12 universos de experiência (VIP, speed, gourmet, natural e outros), onde as aspirações das pessoas tornam-se realidade, aplicáveis em diferentes demandas: incentivo, soluções para eventos, promoção, brindes, comunicação e marketing e fidelização.

Sílvio Sato, gerente da Divisão de Estratégia de Comunicação e Branding da Vivo - mostrou a campanha “Redes”, que busca exemplificar o conceito através da valorização do tema sustentabilidade, com o engajamento dos clientes na gravação de imagens e envio de fotos concatenadas em poses seqüenciais para posterior edição num comercial convencional.

Daniel Freixo, gerente de Projetos Especiais da ESPN do Brasil, falou do X Games Brasil 2008maior evento de esportes radicais do país, com mais de 40 edições em oito países durante seus 14 anos de existência. São 500 atletas reunidos para skate, patins, moto, bike, rally, surf, com vários shows e espaços temáticos, brinquedos, games interativos, realizado no Sambódromo do Anhembi em São Paulo/SP, onde foram reunidas 43 mil pessoas ao vivo. Foram 12 marcas patrocinadoras envolvidas, como Oi, Guaraná Antárctica, Abril, Honda, Parmalat e Terra. A ação gerou 872 reportagens em 17 estados, e deu origem a mais de mil comunidades no Orkut e a 1 milhão de views em vídeos postados no YouTube pela platéia

Denise Thomazotti, gerente de Comunicação da DHL Express Brasil experiência significa envolver o cliente em uma estrutura transcendente à prestação do serviço em si, mas contectado a ela, ou então utilizando alguns eventos para dar prestígio a seus públicos, como no caso da Fórmula 1 onde atua na logística.

Marcelo Suárez, diretor de Marca do Carrefour, apresentou o projeto CUCA – Consumidores Unidos Carrefour, trazendo o conceito de união e compra inteligente não baseada só no preço, num clube de prestígio. A idéia é colocar o consumidor como protagonista, demonstrando proximidade e transparência de gestão – ouvir, aprender e evoluir juntos. Há o recrutamento de grupo de clientes pelo SAC e nas lojas, priorizando pessoas mais críticas e propositivas, para estrelar uma campanha publicitária e personificar esta vigilância sobre as ofertas da empresa e construir coletivamente os argumentos

Raul Miranda, diretor de Marketing diretor de marketing da Mattel - enfatiza a experiência através do PDV e mostrou vários recursos de ambientação e displays para melhorar a sensação de estar nas lojas e fazer da brincadeira um instante familiar e socializante, sob modelo dos 4 I’s – informação, inovação, impacto e investimento. Também ilustrou os projetos Casa da Barbie, estrutura itinerante num caminhão que percorreu já 16 cidades e atraiu mais de 45 mil crianças, e Museu Encantado da Barbie em andamento no Shopping Cidade Jardim em São Paulo/SP, que já contou com 25 mil visitantes em apenas um mês da abertura.

* Texto parcial. O artigo completo do RP Rodrigo Cogo - Conrerp SP/PR 3674 - Gerenciador do portal Mundo das Relações Públicas. O artigo todo estará disponível no portal, a partir da semana que vem.

quarta-feira, 29 de abril de 2009

Como Implementar, Monitorar e Mensurar as Novas Mídias Digitais

Acontece dia 13/05, em Sao Paulo o curso Como Implementar, Monitorar e Mensurar as Novas Mídias Digitais , com o consultor Shel Holtz. Holtz é considerado o maior especialista em comunicação e Tecnologia, Shel tem aplicado este conceito nas empresas desde meados de 1980.
Os temas abordados serão:
  • As estratégias para beneficiar os negócios das organizações utilizando as Mídias Sociais,
  • Como mensurar os impactos das Mídias Sociais,
  • Os impactos das Mídias Sociais nos negócios e na Comunicação,
  • As categorização das Mídias Sociais e quem as está utilizando,
  • Como monitorar as Mídias Sociais,
  • Como empregar as Mídias Sociais em meio a crises.
Serviço:
Como implementar, monitorar e mensurar as novas mídias digitais
Data: 13/5/2009
Horário: 9:00 às 18:00 horas
Local: Mercure Jardins - Al. Itu, 1151 - São Paulo - SP
Valor: Associado: 990,00 - Não Associado: 1390,00

* Fonte Aberje

terça-feira, 28 de abril de 2009

Oficina de twitter

Acontece dia 06 de maio de 2009, no Centro Britânico, a Oficina BITES / O uso corporativo do Twitter.
A programação da oficina visa ajudar as empresas a utilizarem o Twitter como uma ferramenta de comunicação corporativa:
  • Os segredos do Twitter
  • Os recursos
  • Como construir perfis de usuários.
Serviço:
Data: 6 de maio de 2009
Horário: das 9hs00 às 13hs
Local: Centro Britânico, Rua Ferreira de Araújo, 741 – Pinheiros.
O investimento é de R$ 250,00.
Para formalizar sua inscrição preciso que informe os dados para cadastro e faturamento.
Você receberá nota fiscal e boleto com vencimento de 5 dias úteis após a inscrição, que será confirmada somente após a quitação do boleto/envio do comprovante de pagamento.
Informações pelos telefones 55 11 3444 3616 I Fax 55 11 3814-5928 ou pelo site

* Dica de Zeni Bastos, Bites, pelo grupo RP Digital

Marketing de Experiência é relevante e memorável


* Rodrigo Cogo

Rodrigo esteve em mais um evento interessante de comunicação e marketing e traz suas impressões para o Oras Blog! Desta vez, ele fala sobre o Brand e Costumer Experience, temas da Conferência Marketing de Experiência organizada pela International Business Communications/IBC, integrante do Informa Group.
O evento, ocorreu dias 14 e 15 de abril de 2009 no Hotel Quality Moema em São Paulo/SP,e contou com 11 painéis e três workshops, que mostraram que a estratégia agrega valor para todos os públicos prioritários de uma organização, dá concretude e torna memoráveis as ações de comunicação e relacionamento.

Das apresentações, Rodrigo citou:

Marcelo Negrini, diretor de Planejamento da Garage Interactive Marketing - o assunto é uma ponte de experiência inovadora entre marca e o cotidiano do cidadão. Ele usa a Wikipédia para conceituar que marketing de experiência conecta o consumidor com as marcas de maneira relevante e memorável, se afastando do modelo tradicional de mostrar características e benefícios de produtos e serviços

Daniel Domeneghetti, CEO da DOM Strategy Partners - existem três níveis de experiênciaentrega da promessa (necessidades), construção de lealdade genuína (expectativas) e estímulo do desejo (percepções), sendo as duas primeiras parametrizáveis, e portanto copiáveis, e a última a única realmente diferenciadora.

Gustavo Mesquita, gerente de Marca Senior da Cadbury - deu uma nova versão à área. Para ele, a experiência pode estar no produto, e não num evento. O case do Bubbaloo Bola de Cristal – transformando consumidores em fãs foi o grande exemplo. Todo o trabalho teve início na identificação precisa do target das gomas de mascar, os “tweens” - crianças entre 8 e 13 anos, da terceira a sexta séries do Ensino Fundamental, preocupadas com a imagem, dando preferência a ambientes digitais, interessadas em pacotes de produtos para experimentação, focadas na aprovação social e atraídas pela transcendência do produto.

Marcos Gomes, diretor do Núcleo Motor Esporte da Editora Abril, - o projeto Quatro Rodas Experience, realizado no Autódromo de Interlagos em São Paulo/SP. A idéia foi oferecer às pessoas a oportunidade de pilotar um carro numa pista de corrida de Fórmula 1, com a criação de um parque de diversões temático para transformar sonhos em experiências e proporcionar um momento inesquecível com emoção, diversão e segurança. Ao mesmo tempo, instaurar um novo formato de recursos para a publicação, além de anúncios publicitários convencionais e arrecadação via assinaturas


Fabrício Biondo, gerente executivo de Marketing Planning da Volkswagen, - mostra o case do modelo Gol, em seus 22 anos de liderança no mercado nacional. Para ele, marketing de experiência está atrelado a funcionalidades inovadoras no produto, a partir de insights obtidos no acompanhamento de vários consumidores, e com isto obtendo um uso memorável ou um desejo intenso.

* Texto parcial do artigo completo do RP Rodrigo Cogo – Conrerp SP/PR 3674 - Gerenciador do portal Mundo das Relações Públicas. O texto todo estará disponível no portal, a partir da semana que vem.

sexta-feira, 24 de abril de 2009

Livro: O que é comunicação estratégica nas organizações

Dia 30/04, acontece mais uma série do encontro Diálogos ABERJE, das 14h30min às 16h30, na sede da entidade, em São Paulo, na Av. Angélica, 1757 – 12º andar.
Na ocasião, será lançado o livro “O que é comunicação estratégica nas organizações” das professoras Maria Aparecida de Paula e Ivone Oliveira, da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

As inscrições são gratuitas e as vagas limitadas. Contato pelo telefone 11-3662-3990 ou no e-mail
kelly@aberje.com.br com Kelly Cuffone.

* Dica de Rodrigo Cogo, via Mundo RP

Mobile 2.0



Acontece dia 13/05, em São Paulo, o 2º Mobile 2.0. Um evento com palestras sobre rede, marketing móvel, branding, redes e tendências de negócios em tecnologia.
Para mais informações, clique no site.

* Fonte email marketing

Mini curso de Pesquisa em Relações Públicas

Acontecerá nos dias 30/04 e 01/05, o mini curso A Pesquisa nas Relações Públicas e na Comunicação Organizacional, durante o III Congresso da ABRAPCORP, com o John Franklin Arce, Engenheiro de Software e Doutor (Ph.D.) em Estatística e Ciência da Computação pela Universidade de Toronto, Canadá.

Serviço:
A Pesquisa nas Relações Públicas e na Comunicação Organizacional
Data : 30 de abril - 15h às 19h e 1º de maio - 9h às 13h
Local: FAPCOM - Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação - Rua Major Maragliano, 191
Vila Mariana, São Paulo, SP
Informações e incrições, Tel. 3091-2949, com Perolah ou pelo email: cursos@abrapcorp.org.br

* Dica de Rodrigo Cogo, via Mundo RP

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Redes sociais registram ação e memória das organizações


* Rodrigo Cogo

As mídias sociais redefiniram as relações das empresas com os consumidores. Com o advento das redes sociais e da mídia gerada pelo internauta, a comunicação boca-a-boca – até então um fenômeno importante, mas invisível e de difícil controle – se torna mais visível, pode influenciar um universo maior de pessoas e se tornar uma medida importante, tanto qualitativa como quantitativa do sucesso de um produto, serviço ou campanha. Ela geralmente ocorre no pós-venda, quando o consumidor fala sobre sua experiência com o produto ou serviço, mas também precede compras futuras. Naturalmente, que estas conversações atingem também a reputação das organizações, o que aumenta a relevância de um constante monitoramento. Esta foi a base das discussões do E.Life Day, da consultoria de Inteligência de mercado E.Life, realizado no dia 9 de abril de 2009 no Hotel Mercure em São Paulo/SP, reunindo cerca de 30 profissionais.

Rodrigo traz no artigo, as apresentações de:
Alessandro Lima, diretor da Elife, com atuação no Brasil, Portugal, Chile e Argentina - rememora o primeiro trabalho em 2006 para O Boticário, explicando que é preciso entender a mecânica do buzz potencializado pela internet. Através das redes sociais, há a possibilidade de sistematização, registro e memória do boca-a-boca, sem barreiras de espaço e tempo.

... foi o Buzz Monitor, software que gera uma nuvem de termos mais citados em conexão à marca, que através de um mapa são divididos em grupos – concorrentes, produtos, experiências de compra e atributos de marca – o que permite visualizar as associações feitas e as abordagens positivas e negativas.

Priscilla Cortezze, gerente de Relações Públicas e Comunicação Corporativa da Microsoft Brasil - falou sobre o relacionamento na era 2.0 através das experiências da multinacional com as redes sociais. No país, o trabalho iniciou formalmente em 2007, com a detectação dos formadores de opinião dos novos espaços e com a realização de um encontro de lançamento do Windows Vista exclusivo para blogueiros.
... O acompanhamento das interações permitiu à empresa detectar, entre os “top blogueiros” e os “top blogueiros jornalistas”, que os comentários negativos têm repercussão três vezes superior a outro tipo de abordagem. Ela comenta que os blogueiros tendem a uma percepção mais pessoal e genérica, e os jornalistas são mais centrados no fato e na entrevista com diretores.

* Texto parcial do RP Rodrigo Cogo – Conrerp SP/PR 3674 - Gerenciador do portal Mundo das Relações Públicas. O texto todo estará disponível no portal, a partir da semana que vem

quarta-feira, 22 de abril de 2009

Newscamp 2009

Não perca a quinta edição do NewsCamp - a desconferência dos jornalistas - que acontece no Espaço Gafanhoto/Pix, dia 25 de abril, a partir das 10h00 até 18h00.

Nesta edição, será resgatada a liberdade da desconferência, sem programação nem convidados especiais. Você participante é quem define a roda de conversa, que acontecerá simultaneamente nas três salas disponíveis no Espaço Gafanhoto/Pix, que fica na Av. Rebouças, 3181.

Mais informações e inscrições no blog da Newscamp.


* Dica via grupo RP Digital

1ª Conferência Norte-Nordeste de Comunicação no Serviço Público,

Acontece amanhã e depois, 23 e 24/4, a 1ª Conferência Norte-Nordeste de Comunicação no
Serviço Público, evento organizado pela Mega Brasil, de São Paulo, em parceria com a Facto, do
Recife.

O evento será uma prévia do 9º Congresso Brasileiro de Comunicação no Serviço Público, programado para o mês de agosto, na capital paulista. A Conferência será aberta pelo ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome – MDS, Patrus Ananias, que vai falar sobre O
papel da Comunicação nas ações estratégicas do MDS, e deverá reunir nos dois dias de trabalho cerca de 100 profissionais da região.

As inscrições podem ser feitas pelo site e custam R$ 250, com almoço incluído nos dois dias de evento (R$ 170, sem almoço).
Preços especiais para professores e estudantes dos cursos de Jornalismo e Relações Públicas. Informações e programação no site ou pelos telefones 11-5576-5600 (Mega Brasil) ou 81-3328-4350 (Facto). Vagas limitadas.

* Dica de Rodrigo Cogo, via Mundo RP

Mais uma empresa em crise

O Frigorífico Independência, uma empresa com 22 anos de atuação no mercado, passa por duas crises, uma financeira e a outra institucional.
Segundo li na Você S/A de abril, o Frigorífico está com dívidas financeiras e entrou com pedido de recuperação judicial. Até ai, tudo bem, numa época de apertos financeiros,muitas empresas estão em situações complicadas.

O pior foi como a empresa e sua direção lidaram com essa crise, gerando uma série de mau gerenciamento da comunicação. O principal deles foi fazer um comunicado via gerente de marketing ( não sei se a empresa possui um departamento de comunicação)... Nesse comunicado a empresa explica a decisão de suspender as atividades em diversas unidades.

Claro que imediatamente surgiram os rumores de demissões e a gerente de marketing, Carolina Barreto foi uma das demitidas, logo no momento quando foi oferecer ajuda ao seu diretor. Além disso o departamento de marketing e outros foram dissolvidos inteiros, e 50% do quadro de funcionários foram demitidos na lata, sem qualquer aviso.

Bom, se uma empresa desse porte não estava preparada estrategicamente para lidar com a economia da empresa, o que dirá da comunicação... uma pena que ainda nos dias de hoje, empresas ajam assim com seus funcionários.

sexta-feira, 17 de abril de 2009

Tem Brasil no The Global Public Relations Handbook

E 2009, definitivamente será o ano da profissão de Relações Públicas. Finalmente tem surgido várias e boas notícias sobre RP na mídia.

A mais recente é que a professora gaúcha Andréia Athaydes teve um de seus artigos publicados no livro norte-americano The Global Public Relations Handbook. A publicação é voltada aos estudantes de relações públicas, e reuniu relatos de professores do mundo todo sobre ensino, pesquisa e prática de RP nos cinco continentes.

O texto de Andréia discute as mudanças na educação brasileira referentes à profissão.


* Fonte Portal da Propaganda

quinta-feira, 16 de abril de 2009

Adesão da liderança e comunicação embasam BSC


* Rodrigo Cogo

Rodrigo esteve no curso “Melhores Práticas em Comunicação da Estratégia - A Comunicação como Apoio à Implementação do Balanced Score Card”., cujo tema foi tratado pela consultora e economista Maria Auxiliadora Moraes Amiden, dia 2 de abril de 2009 no auditório da entidade em São Paulo/SP.

Para Rodrigo a comunicação da estratégia é um elemento fundamental para que as organizações alcancem sua visão de futuro e sua implantação é mais efetiva quando as pessoas estão envolvidas e entendem claramente como o trabalho de cada um contribui para que o todo alcance seus objetivos.

Destaco do artigo, principais conceitos explanados por Maria Auxiliadora:
  • ...“O propósito do BSC é ajudar as organizações a executarem com êxito as suas estratégias e alcançarem resultados extraordinários”, resume Dôra, citando David Norton e Randall Russell, da BSC Collaborative. ...
  • A tradução da estratégia envolve o desenvolvimento de um mapa estratégico, estabelecimento de metas, definição e priorização de iniciativas, com atribuição de responsabilidades. Na etapa de alinhamento da organização com a estratégia, envolve a definição do papel da corporação ou matriz, alinhamento entre corporação, unidades de negócio, unidades de apoio, parceiros externos e conselho de administração. A fase de motivação para transformar a estratégia em tarefa de todos requer a promoção da consciência estratégica, o alinhamento de objetivos e incentivos pessoais e o desenvolvimento de competências. Na ação de transformar a estratégia em processo contínuo, devem constar a implementação do sistema de reporting do BSC, realização de reuniões de aprendizado estratégico, integração entre planejamento, orçamento e estratégia, vinculação do planejamento de RH e TI à estratégia, compartilhando conhecimentos e gerenciamento e finalizando com a criação da unidade de gestão estratégica. Mas a instrutora alerta que “um programa de BSC vitorioso começa com o reconhecimento de que não se trata de um projeto de indicadores, mas sim de um processo de mudança”.
  • ..... O ciclo da comunicação da estratégia envolve público, mensagem, meio, recepção e processamento dos dados, aplicação, monitoramento de resultados e feedback, dentro de um processo de planejamento. Acontece muitas vezes uma diferença entre estratégia formulada e realizada, tendo no caminho ações abandonadas ou não implementadas e estratégias emergentes em adequação a uma nova realidade surgida.

* Partes extraídas do artigo completo do RP Rodrigo Cogo – Conrerp SP/PR 3674 - Gerenciador do portal Mundo das Relações Públicas. O artigo todo estará disponível no portal, a partir da semana que vem.

Palestra sobre Comunicação em Geral, Comunicação Pública e Governamenta

Acontece dia 29/04, como parte do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Metodista de São Paulo, palestra com o professor doutor Bernard Miège, da Universidade Stendhal, de Grenoble – França, com tema relacionados à Comunicação em geral e à Comunicação Pública e Governamental.


Serviço:
Palestra sobre Comunicação em Geral, Comunicação Pública e Governamental - Bernard Miège
Data: 29 de abril às 10h
Local: Universidade Metodista de São Paulo – Rua Alfeu Tavares, 149, Rudge Ramos – São Bernardo do Campo – São Paulo - Edifício Capa – 3° Andar
Informações: (11) 4366-5818
Palestra gratuita e aberta ao público

* Dica de Rodrigo Cogo, via Mundo RP

2º Congresso Brasileiro de Comunicação Corporativa

Acontece de 27 a 29 de maio, o 2º Congresso Brasileiro de Comunicação Corporativa, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo, com o tema: O novo patamar da Comunicação Corporativa no Brasil.

As inscrições feitas até o dia 27 de abril, poderão ser feitas com desconto no valor de R$ 782, passando,depois passam a custar R$ 980. As inscrições de instituições que apóiam a iniciativa (Abecom, Aberje, Abracom, Abrasca, ABRP, Conferp, Conrerp 2ª Região, Fenaj, Ibri, Intercom, Sinco, Sindicato dos Jornalistas de SP, Sinprorp e Portal Mundo das Relações Públicas) gozarão de um desconto adicional de 10% sobre esse valor.

Informações e Inscrições – As inscrições e outras informações sobre o evento podem ser obtidas diretamente na Mega Brasil, pelo telefone 11-5576-5600.

* Dica de Rodrigo Cogo, via Mundo RP

quarta-feira, 15 de abril de 2009

CPM in Caffè - O Renascimento e a Comunicação

Acontece dia 28 de abril, no MUBE o evento: "CPM in Caffè - O Renascimento e a Comunicação" - com temas ligados
Ao todo serão três palestras:
  • "A Comunicação sob a ótica do Renascimento", ministrada por Oriana White, doutora nas áreas de Comunicação e Cultura (ECA/USP);
  • "O Neo-renascimento e o Consumo", com Bia Gropp, mestre em Etnologia e Etnolinguística pela Universidade de Paris, e Rosa Alegria, futurista, pesquisadora de tendências e comunicadora;
  • "O Renascimento e sua relação com os nossos tempos", apresentada pelo diretor cultural do MuBE, Olívio Guedes.
Além das palestras haverá a exibição de cases realizados pelas agências de Comunicação Pande e Nova SB.


Serviço:
CPM in Caffè - O Renascimento e a Comunicação"
Data: 28 de abril (terça-feira),
HoráRIO: das 14 às 20 horas
Local: MuBE (Museu Brasileiro da Escultura) - Auditório Pedro Piva - 192 lugares
Rua Alemanha, 221, Jardim Europa
Informações: (11) 2594-2601
Podem participar: maiores de 18 anos
Valor: Gratuito

* Dica de Rodrigo Cogo, via Mundo RP

Seminário Marketing 360 º graus


Acontece dias 04 e 05/06, o seminário Marketing 360º graus, uma realização do portal Mundo do Marketing.
São palestras e cases interessantes:
  • Novos pontos de contato com o consumidor - Case Coca-Cola - Luciana Feres, Diretora Executiva de Marketing da Coca-Cola Brasil
  • Case Johnnie Walker - Eliza Duque Estrada, Brand Manager de Johnnie Walker Red Label
  • Case Dufry - Aluisio Sotero
  • Case Tecnisa - Gustavo Reis
  • Transformando commodity em alto valor agregado - Case Suvinil - Fernanda Dalloto, Gerente da marca Suvinil
  • Marcas no mercado de commodities: caminho para "tocar" o consumidor - Karina Milaré, Diretora de Planejamento da TNS InterScience
  • Estratégia de Marketing orientada para resultados - Case Oi - Alberto Blanco, ex-Diretor de Marketing da Oi responsável pela implementação da marca e Alberto Cerqueira Lima, Presidente da Copernicus Marketing Consulting, consultoria responsável pelo projeto.
  • Construção de Marca e Relacionamento com o consumidor na Internet - Julien Turri, CEO da Hi-Mídia
  • Programa de Fidelidade 2.0 - Danilo Vasconcelos, Head de Planejamento Estratégico da Accentiv' Brasil.
  • Novas exigências e remunerações do Profissional de Marketing - Panorama do segmento e Guia Salarial - Rafael Vanselow Gerente Executivo responsável pela Page Personnel, unidade Rio de Janeiro
Clique aqui para maiores informações.

Rede exige equilíbrio nas linguagens coloquial e corporativa

* Rodrigo Cogo

Rodrigo esteve na Conferência de Portais Corporativos, da International Business Communications/IBC, integrante do Informa Group, que aconteceu os dias 24 e 26 de março de 2009 no Hotel Pergamon em São Paulo/SP e entendeu que "O conhecimento é como uma esfera, cujo aumento de volume coloca mais pontos de contato com o desconhecido e com mais interagentes. Hoje, a comunicação ganha um ar de virtualidade, ainda que mesclado com o real, transitando entre átomos e bytes, entre o palpável e o simbólico, o que traz ainda maiores desafios para os comunicadores. "

Dos cases apresentados, eu resumi em algumas linhas as principais experiências de:
Carlos Seabra -diretor de Tecnologia do Instituto de Pesquisas e Projetos Sociais e Tecnológicas/IPSO, destaca haver “uma imensidade de desafios na tarefa de produzir e gerir conhecimento”, acrescentando que o mundo da mobilidade, sobremaneira com os celulares, traz uma nova preocupação na adequação de formato e conteúdo. .... Seabra pontua, somente, que a linha entre política editorial e censura é tênue e merece muita atenção...Ele sugere cuidado com o exagero nos hiperlinks, porque o resultado final pode ser a dispersão do leitor, e não a atribuição de poder de escolha de ordens de leitura. O exercício de realizar treinamentos para inserção de profissionais nas redes sociais, por meio da abertura de acesso nas empresas ao Orkut, a blogs pessoais e ao MSN, mesmo que tratando de temas não corporativos, é o melhor caminho na opinião do pesquisador.

Gisele Martins - coordenadora de Comunicação Interna da Ultragaz, falou da experiência com a intranet criada em 2006. A área de comunicação interna é subordinada ao setor de Recursos Humanos e o canal faz parte de um mix mais amplo de instrumentos impressos e eletrônicos...A renovação iniciou pelo estudo do perfil de público em nível hierárquico e faixa etária, transformando a plataforma numa fonte única para busca de informações consideradas confiáveis e eficientes, gestão de conhecimento e serviços integrados, integrando todas as unidades administrativas...tutorial completo de realocação de seções antigas e dos novos espaços criados foi feito, junto com um help-desk permanente. Tudo era sustentado pela produção de textos, imagens, documentos pela equipe e pela interação em fóruns, chats e blogs...A segunda onda do trabalho vem com a implementação de novas funcionalidades, como blogs, fóruns e MSN acessíveis pela página, além do monitoramento de uso das seções disponibilizadas para embasar a edição e a divulgação. A terceira onda virá com a gestão do conhecimento e o webtraining.

* Texto parcial do artigo completo do RP Rodrigo Cogo – Conrerp SP/PR 3674 - Gerenciador do portal Mundo das Relações Públicas . O artigo todo estará disponível no portal, a partir da semana que vem.

terça-feira, 14 de abril de 2009

Cadê Dalila?


O Portal Tribuna Impressa de Araraquara está com uma promoção que é literalmente um show.

O portal vai presentear leitores com convites para o show da cantora Ivete Sangalo, que acontecerá dia 8 de maio, no Estacionamento do Shopping Jaraguá. Para concorrer ao prêmio, basta mandar um vídeo em formato .wmv, com até 30mb, fazendo referência ao sucesso “Dalila”, que Ivete marcou o carnaval 2009.

Os vídeos mais criativos levam os prêmios. O resultado da premiação será divulgado no dia 6 de maio. Para participar, clique aqui.

sexta-feira, 10 de abril de 2009

Feliz Páscoa

ImageChef Word Mosaic - ImageChef.com


Que nessa páscoa, tudo se renove na sua vida e nos seus.
beijocas

quinta-feira, 9 de abril de 2009

Ator de House vira RP no governo Obama

O mundo das Relações Públicas, parafraseando o portal do meu amigo Rodrigo Cogo, ficou empolvoroso com a notícia acima.
Eu que assisto House, para ser sincera nem sabia direito o nome do personagem, Kutner. O fato é que o ator Kal Penn, está deixando o seriado para integrar a equipe de comunicação e relações públicas do governo Obama, mais especificamente como diretor associado do Escritório de Comunicação Pública da Casa Branca (diretor associado de relações públicas e assuntos intergovernamentais na White House office of public liaison). Eles fazem o intermédio entre o povo americano e diferentes organizações com a Casa Branca.

Antes de se levantar qualquer pedra quanto à função, saibam que o ator é graduado em ciências políticas e vai atuar no departamento para fazer um trabalho com minorias.

O fato é que de uns tempos para cá, RP passou a ser noticiada como função importante que é. Um outro bom exemplo é o texto do Mauro Segura, sobre métricas em RP.

2 anos de Oras blog!


Pessoal, eu mudei de trabalho faz um mês e minhas atualizações no blog não tem sido constante como gostaria, mas saiba que adoro o Oras Blog! e o compartilhamento de notícias sobre RP e comunicação que procuro fazer por aqui.

Sabia que até esqueci de comemorar os dois anos que o Oras Blog! fez dia 06/04, quando iniciei na arte de blogar? mas está valendo.

Obrigada pelas visitas e comentários.

27º prêmio ABRP

Moçadinha, estudantes e futuros profissionais de Relações Públicas, olho nessa dica importante.

A partir do dia 13 de abril até o dia 16 de maio, a Associação Brasileira de Relações Públicas, seção estadual de São Paulo (ABRP-SP) dá início à 27ª edição do Prêmio ABRP – Concurso Universitário de Monografias e Projetos Experimentais de Relações Públicas, que avalia a produção de alunos de graduação e pós-graduação desta área em âmbito nacional.

Os trabalhos são avaliados por jurados com experiência no mercado e na academia, que analisa todos os trabalhos com critério, pois a concorrência e a qualidade dos trabalhos exigem este rigor. São observados o uso adequado do português e das normas da ABNT e o embasamento teórico e empírico dos trabalhos. São três categorias (Monografias, Projetos Experimentais e Monografias lato sensu) e 15 temáticas, cujos vencedores serão conhecidos em cerimônia de premiação que acontecerá em setembro.

As Universidades e Faculdades com cursos de graduação ou pós-graduação em Relações Públicas interessadas em se inscrever devem preencher a ficha de inscrição que está no site da ABRP-SP e ler atentamente o Regulamento do Prêmio.
Os trabalhos devem ser enviados, junto com a Ficha de Inscrição e o comprovante de pagamento correspondente à categoria inscrita para a sede da ABRP-SP, a rua Caramuru, nº. 417 – cj. 74 – CEP 04138-001, São Paulo, SP.

Serviço
27º Prêmio ABRP - Concurso Universitário de Monografias e Projetos
Experimentais de Graduação e Pós-Graduação em Relações Públicas
Inscrições: 13 de abril a 16 de maio de 2009.
Ficha de inscrição e Regulamento do concurso no site
Mais informações para a Imprensa com Vanessa Magalhães, pelo e-mail: abrpsp@abrpsp.org.br ou telefone (11) 5589 2632.

* Dica via release ABRP

Inovação e interatividade estão na pauta dos portais


* Rodrigo Cogo
A Conferência de Portais Corporativos da International Business Communications/IBC, integrante do Informa Group, realizada entre os dias 24 e 26 de março de 2009 em São Paulo/SP, mostrou uma nova fase de desenvolvimento dos trabalhos na área. Estes canais, os primeiros da internet gráfica batizada de www, agora transformam-se em grandes agregadores de conteúdo, reunindo num só ponto toda a interface com diferentes públicos – incluindo aí a própria intranet. O que muda é a personalização das seções internas e a disposição ao diálogo, demonstrada pela crescente oferta de uma série de ferramentas de colaboração digital. Afinal, se as pessoas alteram seu comportamento online, uma renovação precisa ser aplicada aos espaços tradicionalmente estáticos e oficiais.

Abaixo, um pouco do que Rodrigo compartilha da experiência dos profissionais:

Manuela Loddo, da Divisão de Tecnologia, Informação, Comunicação e Compartilhamento de Conhecimento do Banco Central do Brasil, utiliza o Dicionário Houaiss para definir interatividade: “levar alguém à adesão de algo”.

Marcus Rossetti, diretor de Novos Negócios da consultoria Lumis, a idéia de inovação leva a novas funcionalidades e conceitos, mas há uma diferença sutil entre os temas. A criatividade é a geração de novas idéias, já a inovação é a aplicação prática e bem-sucedida destas novas ideias. Tecnicamente, ele vê que a web evoluiu mais rápido que a capacidade da maioria das organizações de absorver essa evolução, e implementar serviços que sejam relevantes para seus públicos.

Diego Monteiro gerente de Soluções em Web 2.0 da Direct Talk Diego Monteiro: a interação e a leitura/contemplação. É preciso entender cada público e seu estágio de envolvimento para então, a partir da cultura organizacional, propor espaços de diálogo e liberdade

Ana Cristina Furniel coordenadora de Comunicação Institucional da EScola Nacional de Saúde Pública/Fiocruz, desenvolve seu portal numa intersecção entre conteúdo, colaboração e integração de sistemas.. .estão disponíveis comunidade, blog, galeria de fotos, comentários nas páginas, wiki e agenda pessoal. Além disto, estão sendo pensadas as necessidades de outros públicos, como a estruturação do conteúdo para leitura por deficientes visuais, dentro de regras do The World Wide Web Consortium/W3C

* Texto parcial do artigo do RP Rodrigo Cogo – Conrerp SP/PR 3674 - Gerenciador do portal Mundo das Relações Públicas . O texto completo estará disponível na próxima semana.

terça-feira, 7 de abril de 2009

Desafios e Oportunidades na área de eventos e viagens corporativas em cenários estáveis

Acontece dia 24 de abril, no Hotel Inter-continental, o evento: Desafios e Oportunidades na área de eventos e viagens corporativas em cenários estáveis.
O evento tem o objetivo de trocar idéias com dirigentes das principais entidades brasileiras
de viagens corporativas e organização de eventos.
Palestras de:
  • Jorginho Medauar, Vice-presidente de desenvolvimento setorial da Ampro - Associação de Marketing Promocional e Diretor de Planejamento: Eventos Corporativos e Marketing Promocional – A bola da vez anti-crise
  • Francisco Leme, Presidente do Favecc; Vice-Presidente do Sindetur - SP Sindicato das Empresas de Turismo do Estado de São Paulo: Oportunidades e Desafios do Setor de Viagens Corporativas
  • Vivianne Martins, Fundadora e Presidente da Associação Brasileira de Gestores de Viagens Corporativas (ABGEV):Viagens Corporativas nos dias de hoje
  • Jorge Alvez de Souza, Presidente do Conselho de Administração da UBRAFE - União Brasileira dos Promotores de Feiras e Diretor do SINDIPROM – Sindicato das Empresas de Promoção, Organização e Montagem de Feiras, Congressos e Eventos:A importância das feiras comerciais no cenário atual

Serviço:
Desafios e Oportunidades na área de eventos e viagens corporativas em cenários estáveis.
Data: 24/04
Horário: das 8h30 às 12h30
Local: Alameda Santos, 1123 Cerqueira Cesar - São Paulo - SP
Membros Britcham; SP Turis; SPCVB: R$ 75,00 - Convidados:R$ 100,00 *** Inclui Estacionamento

* Dica de Rodrigo Cogo, via Mundo RP

segunda-feira, 6 de abril de 2009

Horizonte RP

Merecidamente as ações do Pedro Baldurquino e a Alanna Costa foram comentadas no blog do Mario Soma, o Social Media Club.

O Horizonte RP e seus representantes, está junto com o Mundo RP, Rede RP entre os pioneiros da blogsfera que iniciaram a conversa séria sobre Relações Públicas. Hoje em dia, mais nomes e sites se somam a esse esforço e RP tem sido colocado a luz de boas discussões e merecido papel de destaque na comunicação 2.0.

Bom para nossa profissão.

Ação de guerrilha no interior



E o interior começa a inovar em ações de guerrilha. A agência Zum, de Lençóis Paulista, criou uma ação de guerrilha para os cursos de pós graduação da USC, Universidade Sagrado Coração, de Bauru.

Durante a semana, homens de terno sem as calças, andaram pelas principais ruas da cidade e no shopping chamando atenção da população. Enquanto isso promotores vestidos com o terno completo distribuiram flyers da campanha.

A campanha além da ação de guerrilha, contou com video no youtube, hot site e flyers.Todos com o título: Tem gente que investiu em ações erradas e perdeu até as calças.

* Fonte: release da agência Zum

Blogs e vídeos mantêm atratividade na internet

* Rodrigo Cogo

A julgar pela atenção dedicada pelos organizadores, palestrantes e platéia do Web Expo Fórum, os blogs corporativos e a linguagem audiovisual estão em alta na rede. Várias palestras focaram estes temas e garantiram repercussão. O evento foi realizado no Centro de Convenções do Shopping Frei Caneca em São Paulo/SP entre os dias 17 e 19 de março de 2009.
A internet altera completamente a forma de planejar a comunicação. Além do mais, as fronteiras das organizações estão em redefinição a partir de princípios de ação colaborativa nunca vistos antes. O usuário vem assumindo um papel fundamental com o poder de escolha sobre o que ver e com poder de interferir no cotidiano. Vai-se da primazia do discurso concentrado nos veículos de mídia para o empoderamento do usuário com o Consumer-Generated Content. Esta é a opinião da relações públicas Carolina Terra, diretora da área de mídias sociais da agência Ideal, que usa manchete da Revista Exame - “a empresa está nua”, para falar da era do “Eumídia”, que significa não só produção de conteúdo mas também influência cruzada com outras pessoas, diminuindo a força dos então “formadores de opinião” instituídos. Agora, canais de usuários sistematizam a conversação e a opinião, positiva ou negativa, sobre as marcas, o que exige monitoramento e intervenção. Mais ainda, as mídias sociais tendem a ganhar repercussão das mídias de massa. “Há uma expansão das fronteiras de relacionamentos”, manifesta, não ficando mais restrito aos limites de interações físicas.
Uma das ferramentas mais indicadas para que o buzz aconteça é o blog corporativo, que reforça e consolida uma marca por buscar ser referência de um tema ou de um enfoque. Assim, gera uma comunicação bidirecional, com o espaço de comentários públicos como estímulo às conversações. Entre os motivos para que o blog tenha tamanha aceitação, ela cita a existência de ferramentas e templates prontos para dar origem ao conteúdo e com endereço e sediamento gratuitos, sem maiores exigências técnicas. Além disto, é um veículo opinativo, instiga participação e gera com isto comunidades por afinidade de interesses. Carolina explica que há vários tipos de blogs, como os externos de comunicação de marketing, de inteligência competitiva, de relações públicas, de gestão de relacionamento com o cliente, de suporte ao cliente, entre outros, e os internos de gestão do conhecimento, comunicação interna e gestão de projetos. Tudo depende dos objetivos e usos, como para influenciar internautas, reduzir custos de atendimento ao usuário, construir marca e reputação, participar das conversas online, posicionar-se nos sites de busca pela referenciação, gerar tráfego para sites tradicionais, ser fonte de idéias de inovação e ser canal de pesquisas.
A RP enumera como pontos positivos da adoção de um canal do gênero a posição de vanguarda que se incorpora à organização, a aproximação com audiências e a formação de novos públicos, tendo como desvantagens previstas a possibilidade de conteúdos ofensivos, a dificuldade de obter lucratividade e a ausência de controle de conteúdos e estilos de interação, ainda que se tenha filtros e seleções com diretrizes de uso e mediação oficial para não perder o foco do canal. A movimentação em torno do blog não prescinde de divulgação, daí que ela sugere fazer campanhas de links patrocinados, garantir a busca natural, incentivar conteúdo viral, usar rede de links, dinamizar os comentários e fazer até mesmo anúncios publicitários, on e offline. Claro que esta etapa não acontece sem antes perceber o blog como ferramenta de comunicação, e por isto os passos envolvem definição de objetivos, treinamento de porta-vozes (blogtraining), estímulo à comunicação circular, organização como repositório de conhecimento e estímulo à auto-gestão.
VÍDEOS – Para Alexandre Campos, Consulting Manager da IDC Brasil, o mercado de vídeos na rede deve aumentar 50% anualmente até 2012, chegando a obter investimentos de US$ 3,8 bilhões. Esta é, na opinião do especialista, uma comprovação do interesse do internauta por conteúdo multimídia. Quem atua na web precisa ter como sentenças básicas a importância de falar a linguagem que o seu público prefere, a importância da atingir a comunidade de influenciadores e a consciência de atuação sobre personalização, colaboração, inovação e mobilidade. A mobilidade, aliás, é um fator preponderante para o relacionamento oragnizacional hoje, até porque mais da metade da população mundial tem aparelhos celulares, muitos deles bastante equipados e com potencial de veicular imagens com movimento e som.
O jornalista Rubens Meyer, diretor da divisão de Comunicação Digital da S2, cita dados da ComScore de janeiro de 2009, apontando que nos Estados Unidos houve 14,8 bilhões de vídeos assistidos pela internet por mais de 147 milhões de usuários únicos, o que significa que 76,8% dos norte-americanos assistem vídeos na rede, empregando 356 minutos/mês. No Brasil, o panorama não é muito diferente: 13 milhões de usuários brasileiros visitam o YouTube (audiência 130 vezes maior que a série de TV paga mais assistida) e 8,3 milhões visitam o Globo Vídeo, com 35 minutos por mês de uso, segundo dados da ComScore de julho de 2008. Ele relembra que nos primórdios do vídeo na internet discada registrou-se a popularidade do “Real Audio”, com downloads demorados e qualidade baixa pela exigência de alta compressão. Hoje, tem o streaming vídeo – transmissão de áudio e vídeo pela rede IP sem necessidade de download, com visualização iniciada quase imediatamente pela armazenagem progressiva num buffer que depois se apaga. Um streaming satisfatório tem como pré-requisito a compressão equilibrada com qualidade e a largura da banda, além da capacidade de processamento do equipamento que roda o conteúdo. Entre os diversos usos corporativos, ele comenta que é maior a freqüência de transmissão de eventos e a realização de coletivas de imprensa, afora todas as possibilidades de comunicação publicitária. Meyer assinala que 62% dos internautas preferem conteúdo produzido por profissionais e 19% preferem amadores. “Devemos levar em conta o alcance da força da mensagem multimídia, há uma cultura nacional que valoriza a imagem”, arremata.
Kika Oncken, gerente de Vendas do Google, entende o vídeo como alternativa de diversão e de engajamento do público na produção de conteúdos e ainda como fonte informativa com potencial de viralização. O consumidor digital é multitarefa, gosta de conveniência para exercer sua liberdade e quer dividir com sua rede de contatos. Tanto que o ranking do YouTube é estabelecido por visualizações, pela escala de estrelas e favoritos registrados pelos visualizadores e pelas palavras-chave cadastradas. Para ela, o sucesso do YouTube se deve à combinação do potencial do vídeo com o poder do conceito de comunidade, tornando-o o quarto maior site do mundo e o segundo buscador mundial de conteúdos, só atrás do Google. E a renovação é constante, porque são colocadas 15 horas de vídeo por minuto. No Brasil, são 30 mil novos cadastrados e 35 mil novos vídeos por dia, com 94,2% dos internautas brasileiros vendo este tipo de material, e destes 49% vêem diariamente, levando o país ao topo do ranking mundial. O tempo gasto com vídeos tem crescido na faixa de 35% ao ano.

* Texto do RP Rodrigo Cogo – Conrerp SP/PR 3674 - Gerenciador do portal Mundo das Relações Públicas

sexta-feira, 3 de abril de 2009

Geek que é geek

Não basta ser um Mac-lover e ter vários gadgets da Apple.Tem que que ter um boneco do Steve Jobs no quarto.. hehehe

A rainha e o rei da mídia social


Barack Obama é de longe um dos políticos mais interessados e utilizador das novas mídias e novos canais de comunicação.

Sabendo que "apesar do seu conservadorismo", a Rainha Elizabeth II da Inglaterra também é uma entusiasta das novas mídias, ele e sua equipe fizeram um gol no quesito presentes em visitas internacionais.

Obama deu à Rainha, um iPod com fotos da visita que ela fez aos EUA em 2007 e músicas de espetáculos da Broadway. Melhor mesmo seria um Iphone, dai sim completaria a tralha de gadgest que a Rainha deve ter.. rs

Já a Rainha e sua equipe, não ousou inovar e deu à Obama uma foto sua com o rei.. rs Podia ao menos ser uma montagem via Flirck, ai falaria a mesma linguagem do presenteado.


* Fonte da imagem PC Magazine

Premissas nas redes sociais

  • 1) Esteja verdadeiramente aberto ao diálogo
  • 2) Erre rápido e barato. Invista onde dá certo
  • 3) Teste, lance, meça, ajuste e relance
  • 4) A internet existe para ser usada, não assistida
  • 5) Agilize e use as ferramentas disponíveis
  • 6) Seja acessível: menos home-page e mais landing-page e conteúdo distribuído
* Pedro Reiss, diretor de Planejamento da Fbiz/ Web Expo Forum 2009 - Dica de Rodrigo Cogo

Conteúdo atraente engaja pessoas

* Rodrigo Cogo

A tecnologia parece não ser mais a barreira para uma relação mais íntima do homem com a máquina. O design de interação chegou longe e ainda mais rápido do que se esperava. A linguagem multimídia é outro componente agora bastante incorporado às ações de comunicação digital. Com esta perspectiva, a maratona de atividades do Web Expo Fórum, realizado no Centro de Convenções do Shopping Frei Caneca em São Paulo/SP, aqueceu as discussões no ramo entre os dias 17 e 19 de março de 2009. O evento é organizado pela Converge Comunicações.

Rodrigo traz em resumo a apresentação dos cases:

Cesar Paz e Marcelo Quinan, respectivamente diretor-presidente e diretor de criação da AG2, na palestra Hiperfaces.a potencialização da interface, numa transgressão dos mundos real e virtual, convergidos como proposta de experiências e envolvimentos. Aí Paz sugere estar ao lado de criativos (artistas e publicitários, por exemplo) para enfrentar os desafios de manter atratividade para as marcas, agregando valor e mantendo negócios. O processo criativo, ao invés de estar baseado na facilidade de uso, deve centrar-se na “felicidade de uso” da pessoa. “A hiperface são emoções; a interface são cognições”, diferencia Quinan.

Eduardo Vasques, redator de criação da TV1 e especialista em mídias digitais e web 2.0empresas que atuar agora em três frentes - transparência, diálogo e relacionamento – para atingir com multidirecionalidade os stakeholders. Para ele, as empresas precisam pensar em identidade, imagem e reputação, nas dissonâncias entre o que ela projeta pelas atitudes e comunicações e como é percebida pelos indivíduos. Na internet, a situação se acirra porque as pessoas conversam sobre suas opiniões e as difundem, e também porque nela há um repositório permanente de percepções, alongando críticas e crises. Para apropriar-se do digital, Vasques sugere uma gestão integrada do on e off-line e ter sempre um conteúdo relevante e personalizado.

Hugo Godinho, de Comunicação Integrada da InPress Porter Novellio foco do que acha mais importante: construção de reputação pela geração de relacionamentos. O IDC diz que até 2012 haverá 800 milhões de usuários nas redes sociais, consumindo 90% do tráfego de banda larga. Pessoas nestes canais gastaram 192 milhões de horas clicando no dobro de links e páginas que os espaços tradicionais da internet, como os portais. Outro apontamento da IDC é que 64% do tráfego móvel vai ser de vídeos. O relacionamento na web é feito de transparência mais relevância pelas organizações, originando empatia e credibilidade junto aos internautas, e neste caminho não vê abertura para os posts pagos, mas caso sejam um
recurso escolhido que não deixem de conter a verdade sobre o argumento comercial. “As pessoas esperam ser conquistadas, com abordagem pertinente, sem invasão”,

Paulo Castro, diretor geral do Terra, aposta nas redes sociais como uma nova experiência de navegação e acha normal que tenham alta adesão no Brasil, que é o país com maior tempo de permanência na rede. O processo de conteúdo então envolve criação, colaboração, curadoria e consumo, para atender uma nova realidade que requer um sistema fácil e intuitivo de navegação e uma facilitação das recomendações cruzadas. O alto trânsito nas redes sociais trouxe novidades, como aplicativos de conteúdo (widgets) no Orkut e FaceBook, levando a marca do portal para conversação livre como fonte de referência.“O conceito de controlar conteúdo era forte anos atrás, agora a ânsia dos usuários em colaborar e enriquecer a experiência dos outros é a força”,

Edney Souza, agência Pólvora! desenvolveu uma Matriz de Maturidade em Mídias Sociais, que começa pelo desenvolvimento de uma visão de conteúdo e de uma perspectiva estratégica dentro de uma cultura colaborativa para se chegar no relacionamento ideal que retroalimenta o sistema. Parte-se para a definição de uma estratégia de diálogo nos canais sociais onde o público pretendido está, seja pela participação ou pela instauração de espaços próprios. Como os empresários potencialmente contratantes não dominam a terminologia, os processos, os apelos e as métricas do meio, Souza organiza um workshop de nivelamento de conhecimentos e expectativas, para que o fluxo de estratégias e táticas seja reproduzido e implementado em conjunto com o cliente. A ação envolve monitoramento das conversações em andamento para encontrar insights e possibilidades de interface com os interesses vigentes, fazendo uma amarração com a proposição de negócio e referência da empresa. “Afinal, o conteúdo atraente engaja pessoas”, finaliza.

Paulo Queiroz, vice-presidente da DM9DDB. - Redes sociais são um território que transita com conteúdo profissional e conteúdo colaborativo convivendo com os internautas.o Orkut tem 23,6 milhões de usuários únicos domiciliares no Brasil, e portanto mais público do que a circulação da Revista Veja. Segundo o Target Group Index/TGI Ibope, 53% dos internautas brasileiros participam de redes sociais, 40% deles mantêm suas próprias páginas, 34,5% do seu tempo online é gasto com redes sociais e 18% acessam blogs (embora somente 7% têm o próprio). Neste ambiente, uma marca pode atuar pelo monitoramento ativo, pelo relacionamento com influenciadores e pela criação de conteúdo (informação, serviços e entretenimento). “Queremos sair do on-off e ser convergentes”, adianta ele sobre o planejamento estratégico da agência para 2009.

Sylvia Ferrari, assessora de comunicação da empresa, os programas de comunicação devem influenciar e inspirar mudanças de comportamentoacredita que mídia social seja uma possibilidade de transmitir visão e valores, empregando o senso de viralização a partir da atratividade de conteúdo. Ela criou a Rede Ecoblogs, um espaço agregador de conteúdos correntes na rede sobre o tema, a partir de blogs pré-selecionados por relevância, popularidade e influência, que virou um centro de conversação de uma comunidade bem engajada. O lançamento de uma sacola ecológica personalizada deu partida a um espaço no Flickr para onde as pessoas enviavam suas fotos usando o acessório, o que conquistou inclusive jornalistas especializados com suas poses. A relações públicas aposta que o grande caminho nas redes sociais é tornar-se referência sobre temas, e não ter medo de experimentar e participar.

Cristina Andrade e Silva, gerente de Marketing e Relacionamento da General Motors do Brasil, falou de várias ações digitais da empresa, como o projeto Carona Chevrolet, rede social focada no transporte solidário que já tem 260 comunidades criadas com 2500 pessoas interagindo; o lançamento totalmente digital do Prisma Jump, incluindo um blog; cobertura 2.0 do Salão do Automóvel através do Flickr, Twitter e blog; além de webconferências e uma ação promocional com envio de fotos e relatos de histórias de vida conectadas a um automóvel. Uma rede de webcast integra as 550 concessionárias em todo o país com vídeos, chat e espaço para slides para apresentação e discussão de temas administrativos e comerciais relevantes.

Allan Fonseca, gerente de CRM e canais dirigidos da SulAmérica Seguros e Previdência - atrair atenção, criar vínculo, entreter e ganhar adesão e buscar a viralização. Eles trabalham agora num grande portal agregador com hotsites de serviços, simulador de aposentadoria, widget com agenda de manutenção do automóvel, painel de fotos “Você aos 60” com envio de imagem pelo usuário para manipulação e simulação de envelhecimento. A empresa participa do FaceBook, Orkut, Twitter e Flickr permanentemente, e pretende lançar um game em breve. “A idéia é oferecer serviços de aderência que o público viraliza automaticamente”, acredita.

* Texto parcial do artigo completo do RP Rodrigo Cogo – Conrerp SP/PR 3674 - Gerenciador do portal Mundo das Relações Públicas. O texto estará integral no portal, a partir da semana que vem.

quinta-feira, 2 de abril de 2009

Será o adeus do telemarketing?

Parece mentira, mas ontem, 01/04, foi a aprovada a lei que permite aos consumidores bloquearem as ligações de telemarketing. A lei é para todo o Estado de São Paulo.

Com a lei, o assinante que cadastrar seu telefone no site do Procon, ficará livre das ligações, podendo autorizá-las quando quiser novamente ou permitir apenas as empresas que assim desejar.

A lei 13.226/08, é regulamentada pelo Decreto Estadual 53.921/08 e firmada no ano passado pelo governador José Serra (PSDB) e prevê um máximo de 30 dias para o bloqueio. As empresas que descumprirem a nova regra estarão sujeitas a sanções.

Será que estaremos livres das ligações indesejadas? o fato é que essa lei, obrigará os planejadores de marketing a redesenhar a estratégia de vendas por telefone. Vamos aguardar e ver o que aocntece.

Para saber mais, clique no site do Procon.

Encontro Regional dos Estudantes de Relações Públicas NE

Acontece de 01 a 03 de maio, na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), o I Encontro Regional dos Estudantes de Relações Públicas do Nordeste (ERERP-NE), no Campus I da UFPB, em João Pessoa é.
O evento é realizado pelos próprios alunos do curso que têm a oportunidade de idealizar e
planejar toda a organização do evento, com apoio da da Coordenação do curso de Relações Públicas e do Centro Acadêmico de Comunicação Social.
O encontro tem o objetivo maior é o de discutir aspectos relevantes e contemporâneos para a atuação do profissional de Relações Públicas e será marcante, pois é o primeiro encontro de estudantes realizado no Nordeste e terá como tema a valorização e o perfil da atividade de Relações Públicas, considerando as especificidades do mercado de trabalho regional.
Entre os palestrantes convidados estão:
  • Rodrigo Cogo (RGS), Relações Públicas autônomo e atuante em diversas áreas e gerenciador dos portais Mundo-RP, Aberje e AbrapCorp;
  • Marcello Chamusca (BA), professor da Faculdade Isaac Newton e coordenador do curso de
  • Relações Públicas da UNIFACS;
  • Gisele Collins (MA), gerente de Comunicação da Vale do Rio Doce;
  • Manoella Neves (AL), professora de RP na Universidade Federal de Alagoas;
  • Jeaine Soares (PE), professora da Escola Superior de Relações Públicas (ESURP), dentre outros profissionais da Paraíba e de toda a região.

* Dica de Rodrigo Cogo, via Mundo RP

A vida precisa de inovação em tempos exponenciais


* Rodrigo Cogo

Os desafios dos comunicadores e das organizações no contato com os públicos vão bem além do entendimento e manuseio de ferramentas digitais. Não é mais tempo de invasão, de interrupção ou de mero repasse de informações: todos querem conversar e compartilhar. E as fórmulas estão longe de estar prontas, se é que, em ambiente de permanentes testes e experiências da web, um dia de fato virão a estar. Esta pode ser uma das conclusões da maratona de atividades do Web Expo Fórum, realizado no Centro de Convenções do Shopping Frei Caneca em São Paulo/SP, entre os dias 17 e 19 de março de 2009, pela Converge Comunicações. Foram 41 workshops, sete painéis e doze palestras, afora um setor expositivo, envolvendo platéia superior a 300 participantes.

Cezar Taurion, gerente de Novas Tecnologias da IBM, aposta na inovação como saída para enfrentar as mudanças rápidas causadas pela globalização, pela desregulamentação dos mercados e pelo emprego intensivo da tecnologia. Pesquisa realizada pela empresa junto a 800 executivos em 2006 e a 1.100 executivos em 2008 aponta o mesmo resultado: a gestão da inovação é o pilar fundamental nas preocupações e investimentos dos CEO’s. Para ele, a inovação reside na interação entre invenção e insight, sendo multidisciplinar para poder mudar paradigmas. Mais que isto, a inovação é impulsionada pela colaboração, porque a inteligência coletiva teria muito mais potencial criativo. “Inovação é um processo sistemático, que tem que capturar o conjunto de idéias e fazê-las transformar os processos”, destaca, sendo que as idéias são potencializadas pela web 2.0 que instiga uma participação mais ativa.

Martha Gabriel, CIO da New Media Developers, comenta que a era da competição impele as organizações para buscar a geração de receitas pela proposição de novos produtos. Inovar é tornar algo novo, renovar, introduzir novidades enquadrando essas idéias às necessidades correntes. Para ela, “mercados são conversas”, então a inovação depende da criatividade, mas não abre mão de metodologia – observação, interação, estalo, patrocínio, formatação, relevância e aprofundamento.

Gil Giardelli, CEO da Permission, vê o fim do “capitalismo duro” e o crescimento da economia criativa. Como apenas 1% dos internautas produzem conteúdo e outros 4% replicam-no, é preciso ainda muito trabalho de expressão. Todavia, para ele esta é a geração da generosidade, e as ferramentas gratuitas disponíveis na web 2.0 geram vontades altruístas. O palco digital, sem amarrações etárias, étnicas, culturais ou de gênero, dá espaço para colaboração, conteúdo, comunidade e comércio. É a emergência de uma nova “arquitetura da participação”, aparecendo os “advogados da marca” como pessoas com consciência, mobilização e vigilância sobre marcas e condutas, numa espécie de ativismo global.

Charles Zamaria, professor da Ryerson University do Canadá - “Na minha opinião, a internet é um lugar, é um outro paradigma. Precisamos projetar para o futuro, não é uma questão de produção de conteúdo e transmissão, ou de destino. Pra mim, é como um tele-transporte”


Hernani Dimantas, coordenador do Laboratório de Inclusão Digital e Educação Comunitária da Escola do Futuro da Universidade de São Paulo, relembra que o início da internet era mais ligado à contra-cultura (ativismo, liberdade de expressão, software livre) e o próprio Manifesto ClueTrain já reivindicava que os mercados são conversações, que falar pode ser fácil e que o silêncio é fatal, e isto tudo é um indicador de seu espírito fundamental, que deve ser sempre pensado nos projetos..

* Texto parcial do artigo completo do RP Rodrigo Cogo – Conrerp SP/PR 3674 - Gerenciador do portal Mundo das Relações Públicas. O texto todo estará disponível a partir da próxima semana.